A contabilidade atuando no ramo empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 4
2.2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS 4
2.3 FALTAS 5
2.4 HORAS EXTRAS 6
2.5 PAGAMENTO E DESCONTO DE RSR 6
2.6 ENCARGOS SOCIAIS – INSS PARTE DA EMPRESA E FGTS 7
3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA 9
3.1 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 9
3.2 DIFERENÇA ENTRE GRUPO E EQUIPE 9
3.3 ESTILOS DE LIDERANÇA 10
4 PROCESSOCONTÁBIL 11
4.1 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS NO LIVRO DIÁRIO 11
4.2 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS NO LIVRO RAZÃO 11
4.3 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 11
5 JUROS COMPOSTOS 12
5.1 TAXAS DE JUROS NOMINAIS 12
5.2 TAXAS DE JUROS EFETIVAS 12
5.3 TAXAS DE JUROS PROPORCIONAIS 12
5.4 TAXAS DE JUROS EQUIVALENTES 13
6 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 14
6.1 ANÁLISE DE MERCADO 14
6.2 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO15
6.3 ESTRUTURAS DE MERCADO 15
7 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17


1 INTRODUÇÃO

As demonstrações da folha de pagamento geralmente causam interpretações errôneas por parte dos empregados, que em sua maioria não conseguem interpretar e não têm conhecimento suficiente para questionar um desconto destacado em seu recibo de salário. Essas demonstrações devem ser bem detalhadas, onde o empregadorirá evidenciar o que é de direito do empregado e quais são os repasses e descontos que estão sendo envolvidos. Isto posta depara-se com a problemática de como evidenciar de forma compreensível os proventos e descontos, separando o que é de direito do empregado, destacando quais os descontos pertinentes até o salário líquido, que é o montante final devido ao empregado.
Com respeito aos objetivosespecíficos, para a consecução do objetivo geral supramencionado foram estabelecidos os objetivos específicos: descrever os elementos integrantes da remuneração, dos adicionais à remuneração, dos descontos e proventos da folha de pagamento.
Demonstrar a importância de um bom relacionamento entre o homem e seu ambiente de trabalho. As pessoas adultas passam cerca de 75% do seu tempo emvigília, ou seja, acordados, envolvidos com atividades ligadas de alguma forma ao trabalho, aprontando-se para ir trabalhar, deslocando-se para o trabalho, trabalhando, entre outras. O ambiente de trabalho é composto não só de sua infra-estrutura física e técnica bem como e, sobretudo, pelas pessoas que o utilizam. São as pessoas que fazem a diferença, que contribuem ou não para um ambiente saudável edesejável. As suas atitudes são vitais para a mudança de um ambiente organizacional. Ademais, os gestores possuem uma influência decisiva no alcance de um ambiente altamente positivo, por intermédio da definição das políticas de RH, do que pode e não pode ser realizado, da oferta de condições físicas adequadas e, principalmente, pelo estímulo freqüente a integração das pessoas e equipes, pelaclareza nas metas e objetivos.




2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL


O modelo anterior de CTPS trazia a paginas especificas para anotação das contribuições sindicais descontadas dos empregados, o que não ocorre no modelo atualmente em vigor, Dessa forma, entende-se que o empregador não mais está obrigando o proceder à anotação da contribuição em questão na CTPS, embora, casoqueira, possa fazê-lo, na parte destinada a “anotações Gerais”.
Essa contribuição corresponde a 01 (um) dia de trabalho do ano vigente. O seu recolhimento é obrigatório, e caso o funcionário seja admitido posteriormente ao período do recolhimento sindical, caberá ao contador, informar o respectivo recolhimento no mês seguinte ao da admissão.



2.2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOSO valor do INSS sobre a remuneração do empregado deverá ser de acordo com a tabela divulgada pela Previdência Social obedecendo-se o limite previsto para contribuição máxima. As contribuições para a previdência social deverão ser recolhidas dia 20 do mês seguinte ao da apuração. Não sendo dia 20 um dia útil, o recolhimento fica prorrogado para o primeiro dia útil subseqüente. (PEREIRA, 2007)....
tracking img