A contabilidade antes e depois da informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito,a verificação e oconecimento da Contabilidade antes e depois da informática e a importância da mesma, assim como os benefícios ocorridos para o usuário através da ferramenta tecnológica : o computador.
Sabemos que a informática tem contribuído com o desenvolvimento da Contabilidade,mas nos resta saber,como surgiu esta Ciência que muito tem colaboradocom o crescimento organizacional, instruindo nas tomadas de decisões e cooperando com segurança para o crescimento empresarial.


A CONTABILIDADE ANTES E DEPOIS DA INFORMÁTICA

A Contabilidade existe desde os tempos primitivos,quando o homem já exercia a profissão, sem se dar conta; onde cuidando de seu patrimônio contabilizava de forma rústica seus rebanhos, troca e venda de produçãoagrícola e outras tantas atividades. Quanto menor eram suas negociações, mais fácil tornava o seu controle, pois conseguia controlá-las mentalmente, porém com o desenvolvimento e volume maior das transações comerciais ( as quais no início eram somente à vista ), houve a preocupação e interesse de aumentar seu patrimônio, mantendo-o em crescimento e aumentando suas posses,surge a necessidade entãode controlá-las e registrá-las.
Sua forma de registro era no mínimo interessante, em relação à atualidade.Faziam suas anotações em blocos de argilas (em formato retangular ou oval,também conhecidas como Tábuas de Uruk) combinando o figurativo de sua posse, com a quantidade existente (gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeçasexistentes) contudo, verificavam a variação,se positiva ou negativa,confrontando e reconhecendo as receitas com as despesas.O Capitalismo Mundial,contribuiu para o crescimento e difusão da contabilidade nos séculos XII e XIII através do acúmulo de capital ,desenvolvimento da mineração e da metalurgia,além dos trabalhadores,que antes escravos,tornaram-se assalariados ao operar a produção. Com o passar dotempo, o desenvolvimento humano,comercial e financeiro unido a necessidade, as formas de registro contábeis teve seu aprimoramento, realizado na Itália , durante o século XV por frei Luca Pacioli, conhecido como o pai da contabilidade moderna . Luca Pacioli, escreveu um livro chamado " Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità " onde havia um capítulo que falava dacontabilidade de dupla entrada ( método veneziano ou método de partidas dobradas ).As obras de Pacioli,foram responsáveis como incentivo aos demais autores,que continuaram suas premissas contribuindo para a ciência contábil.
O governo italiano passou a considerar contadores como profissão essencial ,pois após a guerra( século XIII e XIX ) muitas empresas entraram em decadência,e a qualificação doprofissional,serviu de auxílio para análise de tamanho prejuízo,não somente aos empresários,mas também à economia italiana.
O avanço da contabilidade foi tão grande,quanto as suas consequencias construtivas.A chegou a ser lecionada por Francesco Villa (em 1809) à corte assim como nas universidades .
O Capitalismo,foi fundamental para o desenvolvimento da Contabilidade,as anotações eram realizadasdiariamente,consequentemente,surge o livro caixa,onde pagamentos e recebimentos eram registrados,ainda que de forma rudimentar,mas lá estavam os direitos e obrigações,uma forma de controle de débitos e créditos,como conhecemos atualmente.Ainda no século XIII,foi reconhecida a conta Capital,cuja posse era da família investidora de recursos,e no século XIV,os custos,as despesas operacionais e todo oprocesso comercial e produtivo ,para manter a empresa em funcionamento começou a ser contabilizado,originando a Contabilidade de Custo,uma forma mais precisa de apuração de resultado operacional.
A contabilidade começou a ser minuciosamente estudada,analisada e pesquisada e como grande desenvolvimento,surgem normas e princípios contábeis,elaborados por alunos e profissionais contábeis, com...
tracking img