A consulta de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Consulta de Enfermagem compreende uma série de ações realizadas numa seqüência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir sobre o diagnóstico de enfermagem e terapêutica do enfermeiro.”
Para realizar uma consulta oenfermeiro precisa estar preparado para atender as demandas do cliente, aceitando seus valores, lembrando que o mesmo faz parte de um núcleo familiar e que é um ser holístico constituído de corpo, mente, e espírito. Lembrar que a saúde é resultado de necessidades humanas atendidas.
Com relação ao referencial teórico de enfermagem, utiliza-se o princípio do atendimento às necessidades humanasbásicas de Wanda Horta (Horta, 1979). Cabe salientar que as teoristas de enfermagem Watson (Teoria sobre a Ciência do Cuidado) e Leininger (Teoria de Enfermagem Transcultural) são outros referenciais que estão sendo utilizados.
Quanto ao Processo de Enfermagem, a Consulta de Enfermagem compreende as seguintes ações: Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Plano Assistencial; Prescriçãode Enfermagem/Plano de Cuidados e Evolução/Avaliação de Enfermagem.
Na Escola de Enfermagem, as agendas dos enfermeiros-professores atendem as seguintes áreas: cliente com dano crônico (02), cliente idoso (01), cliente idoso com dor crônica (01), cliente trabalhador (02) , cliente gestante (01) e cliente saúde mental (01); num total de 07 agendas sob responsabilidade destes profissionais emantidas mesmo em períodos não letivos.
A consulta de enfermagem em qualquer área de atuação está compreendida de 05 etapas assim denominadas: plano prévio - análise dos dados contidos no prontuário; entrevista que compreende a anamnese e o exame físico realizada junto ao cliente, durante o atendimento; diagnóstico de enfermagem (de competência do enfermeiro) - resultado da análise dos dadossubjetivos e objetivos coletados durante a entrevista e exame físico; plano de cuidados ou conduta - constituído de orientações e procedimentos realizados com o cliente para atender necessidades identificada; registro que é a legitimação das ações do profissional.
Como fazer ou como desenvolver a Consulta de Enfermagem? 1ª etapa: PLANO PRÉVIO Como método didático, serve para esquematizar aoperacionalização da Consulta de Enfermagem antes do encontro com o cliente. Envolve a análise do prontuário do cliente, com a finalidade de realizar um estudo inicial da situação, para conhecimento das condições de saúde do indivíduo atendido pela enfermeira. Tópicos do Plano Prévio:

Dados identificação: nome, sexo, idade e outros dados específicos para área da consulta;

Problemas identificados:diagnósticos de todas as áreas (medicina, enfermagem, nutrição, etc), exames laboratoriais e radiológicos, e outros específicos para a área de consulta;

Objetivos desta consulta: priorizado a partir dos problemas identificados e/ou do plano futuro elaborado na consulta anterior nos casos de reconsulta;

Plano de ação: conduta frente ao objetivo traçado para a consulta; oferece subsídios para aentrevista.
Cabe salientar que este plano não é rígido nem inflexível. A enfermeira tem que estar atenta para modificá-lo ou não durante o decorrer da consulta, para valorizar as necessidades reais alteradas do cliente e obter sucesso na sua ação de enfermagem.
2ª etapa: ENTREVISTA E EXAME FÍSICO A Entrevista envolve o levantamento de dados pessoais e da família relacionados com as necessidadesbiopsicossociais, crescimento e desenvolvimento, quando requerido, e alterações decorrente da patologia, quando indicado.
No caso, utiliza-se para o levantamento de dados o roteiro proposto e elaborado pelo
HCPA/GENF/Comitê do Processo de Enfermagem/GTDE, intitulado ANAMNESE E EXAME FÍSICO – Adulto, disponível nas unidades de estágio do ambulatório.
Entende-se, conforme Gaidzinski e...
tracking img