A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS SEGUNDO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

1802 palavras 8 páginas
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS SEGUNDO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

Introdução
Antes de discorrer sobre os aspectos pedagógicos da construção do conhecimento, faz-se necessário conhecer alguns conceitos fundamentais para o entendimento da questão. O que é teoria do conhecimento? Esse é um ponto básico para o entendimento dos aspectos filosóficos que envolvem a construção do conhecimento.
A Teoria do Conhecimento ou Epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelos quais também é conhecida como Filosofia do Conhecimento. A Epistemologia (ou epistemologos) significa “estudo de dentro”, ou seja, o conhecimento não é simplesmente algo que vemos, mas vai mais além, no sentido em que, não satisfeito com o que vemos, buscamos aquilo que está “dentro” do que vemos. Em outras palavras, aquilo que vemos (uma situação, uma fotografia, ou vídeo) chamamos de realidade, e isso não é conhecer. Conhecer é investigar a verdade dentro da realidade. Por exemplo, quando assistimos a apresentação de um ilusionista estamos vendo a realidade. Mas, sabemos que por trás desta realidade existe uma verdade que não foi revelada. Portanto, a realidade não é objeto da epistemologia, mas sim a verdade que está dentro desta realidade que não satisfaz o ser humano, pois imaginamos diversas de possibilidades para que o truque de ilusionismo fosse criado.
A epistemologia é essencial no processo de ensino-aprendizagem, pois quando conhecemos a verdade dentro da realidade, passamos a dominar o assunto. Por exemplo, o professor no cenário educacional deve portar-se como um facilitador, no sentido de levar a realidade do mundo ao seu alunado; mas a verdade sobre esta realidade deverá ser alcançada pelos próprios alunos, através de pesquisas, atividades, exemplificações, etc. Por esta e outras razões que Francis Bacon disse que “conhecimento é poder”. Porque quem conhece um assunto tem poder de domínio sobre ele, e poderá ter o controle também

Relacionados

  • PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS
    33711 palavras | 135 páginas