A CONSTRU AO DO CORPO NA EFI

1393 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O estudo sobre as transformações do corpo, desde a Grécia antiga até a Contemporaneidade se faz pertinente, pois possibilita uma melhor compreensão da dimensão filosófica da concepção de corpo presente em cada período, isso devido a vários autores concentrar seus estudos em uma visão global, não apenas em seu aspecto biológico , mas também na dimensão cultural, histórica e filosófica do corpo.

Grécia Antiga
Período de muita importância para a sociedade;
Filósofos como Sócrates , Aristóteles e Platão contribuíram para a visão de corpo que fez parte desse período;
É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.
O modo de vida dos Gregos implicava na necessidade dos corpos serem fortes, ágeis para o combate e lutas. Isso implicou em uma estética de corpo ideal baseada no corpo dos heróis. (Período Homérico). O espírito de guerra que habitava a Grécia Antiga determinou o padrão de corpo do herói como socialmente necessário. O CORPO NA CONCEPÇÃO GREGA
No processo de construção da sociedade ocidental , por várias vezes , o corpo foi fragmentado e transformado em conformidade com os objetivos de manipulá-lo com maior facilidade. A base da filosofia ocidental foi construída a partir da Grécia Antiga , a alguns filósofos como Sócrates , Platão e Aristóteles refletiram a concepção de corpo que permeava a sociedade grega.
Sócrates acreditava que a saúde era o bem mais precioso do homem, juntamente com a beleza contida no corpo. E através da Medicina e da Arte , elaborou o conhecimento acerca da saúde humana .

O LADO POSITIVO NA BUSCA DO CORPO PERFEITO
-Saúde
-Disposição no dia-a-dia
-Bem estar

O lado negativo pela busca do corpo perfeito

Vigorexia: o lado negativo da idealização de um corpo perfeito

A Vigorexia é um transtorno alimentar que esta ligado a praticantes de atividades físicas, principalmente de musculação, e também com atletas em busca de melhor desempenho esportivo.
Acomete na maioria os

Relacionados