A construção histórico-filosófica do conceito de infância

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
“A construção histórico-filosófica do conceito de infância”
Jesiel T.R Franco

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação.



Taquara/RS
2011

1.INTRODUÇÃO
 
 
AEducação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em suasespecificidades, com identidade pessoal e histórica. Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada aocuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional, cognitiva, física, etc...) devem ser respeitadas. Nessa perspectiva este artigo propõe uma discussão sobre a evolução histórica da concepção de infância e sua repercussão no atendimento destinado ás crianças em instituições de Educação Infantil.
 
2. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA
  A concepção deinfância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinada à criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamentenormal. Por maior estranheza que se cause, a humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura. De um ser sem importância, quase imperceptível, a criança num processo secular ocupa um maior destaque na sociedade, e a humanidade lhe lança um novo olhar. Para entender melhor essa questão é preciso fazer um levantamento histórico sobre osentimento de infância, procurar defini-lo, registrar o seu surgimento e a sua evolução. Segundo Áries:
 
  o sentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças, corresponde à onsciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem ( Áries, 1978 : 99).
Nessa perspectiva o sentimento de infância é algo quecaracteriza a criança, a sua essência enquanto ser, o seu modo de agir e pensar, que se diferencia da do adulto, e portanto merece um olhar mais específico. Na Idade Média não havia clareza em relação ao período que caracterizava a infância, muitos se baseavam pela questão física e determinava a infância como o período que vai do nascimento dos dentes até os sete anos de idade, como mostra a citaçãoda descrição feita por Le Grand Propriétaire (Ariès, 1978 : 6 ) :
 
 A primeira idade é a infância que planta os dentes, e essa idade começa quando a criança nasce e dura até os sete anos, e nessa idade aquilo que nasce é chamado de enfant (criança), que quer dizer não-falante, pois nessa idade a pessoa não pode falar bem nem tomar perfeitamente as palavras, pois ainda não tem seus dentes bemordenados nem firmes...
 Até o século XVII a sociedade não dava muita atenção às crianças. Devido às más condições sanitárias, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Muitas não conseguiam ultrapassar a primeira infância. O índice de natalidade também era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção histórico-filosófica do conceito de infância
  • A construção histórico-filosófica do conceito de infância
  • A construção histórico-filosófica do conceito da infância
  • Construção histórico-filosófica do conceito de infância e sua educação
  • Construção historico filosofica da infancia
  • A construção histórico- filosófica do conceito de infância “Diversos rostos da infância”
  • A construcao historico filosofica do conceito infanci
  • A construção Histórico-filosofico do conceito de infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!