A construção do estádio olimpico monumental e a popularização do futebol no rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho é um levantamento histórico sobre a construção do estádio Olímpico, em Porto Alegre, sob o contexto social da época. Diversos fatores contribuíram para a necessidade da construção de um novo estádio que atendesse as novas demandas que se configuravam neste período. Através de reportagens, livros e do auxílio técnico de pesquisadores do Memorial Hermínio Bittencourt,pretendo mostrar como a idealização e conclusão do Estádio Olímpico está diretamente relacionada ao processo de profissionalização e internacionalização do futebol no Rio Grande do Sul. Utilizei o jornal Correio do Povo e o Memorial do Grêmio como ferramentas de fonte primárias para a realização deste trabalho.

Primeira Parte

A década de 50 foimarcada por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas que mudaram o perfil da sociedade brasileira e estimularam, entre outras coisas, o desenvolvimento urbano e industrial. Neste período houve forte aumento do número de migrações interior-capital, o que contribuiu para o crescimento dos centros urbanos e também para a expansão da indústria da construção civil. Em 1950, o município dePorto Alegre contava com cerca de 390 mil habitantes. Desde a década de 20 já se via a construção deste processo de reconfiguração urbana e social da capital gaúcha, sustentado pela promessa de modernidade e pelo dinamismo advindo da revolução industrial. Grandes obras eram idealizadas e colocadas em prática, como o viaduto Otávio Rocha (1933) e a avenida Borges de Medeiros, que facilitariam amobilidade dentro da cidade, além de outros empreendimentos como o Hotel Majestic e a usina do Gasômetro na década de 20. Os problemas decorrentes da contradição capital-trabalho e do crescimento demográfico nos grandes centros urbanos contrastavam com o aparente desenvolvimento nacional.
A revolução de 1930 surgiu como um marco na mudança das estruturas regionais e no campo econômico, com aindústria nacional sendo valorizada e a bandeira da integração e da unidade sendo hasteada.
É neste cenário que, em 19 de setembro de 1954, o estádio Olímpico é inaugurado. Antes de tudo porém, é importante fazer uma revisão sobre alguns aspectos presentes ao longo da idealização e construção do novo estádio do Grêmio que estão diretamente ligados ao desenvolvimento humano sob o contexto social.A popularização do futebol no Rio Grande do Sul, no período que abrange a primeira metade do séc. XX, pode estar relacionada à fatores de ordem geográfica que se explicam, por exemplo, pela proximidade com o Uruguai, através das fronteiras secas. Sabe-se que em 1924, 1928, 1930 e 1950 a seleção uruguaia ganhou, respectivamente, um bi-campeonato olímpico e um bi campeonato mundial, sendo destemodo, respeitado até hoje por tais façanhas. Não há como negar que tais aspectos podem ser interpretados como uma possível relação entre a ascensão do futebol uruguaio e a popularização do esporte no estado, assim como não podemos negar a influência que ocorre através do contato com culturas de outros povos, neste caso, os europeus, que trouxeram o futebol para o Brasil. A forte presença deimigrantes alemães na capital reflete-se na criação do Grêmio FBPA e do Fussball de Porto Alegre, ambos fundados na mesma data, 15 de setembro de 1903.
O desenvolvimento da malha ferroviária acrescentaria um peso que faria com que o futebol, antes disputado apenas localmente em razão da limitação da rede viária, atingisse uma maior integração, o que possibilitaria a realização de campeonatosestaduais e interestaduais. Todas as condições estavam postas para que, em 1941, fosse criado o CND (Conselho Nacional de Desportes), com o intuito de orientar, fiscalizar e incentivar a prática desportiva em todo o país. As políticas de integração nacional favoreceram a expansão do futebol no território nacional, tanto do ponto de vista quantitativo quanto do ponto de vista qualitativo, pois, além do...
tracking img