A construção do conhecimento sociológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Construção do Conhecimento Sociológico

Sandra Mesquita

- Contextualização Histórica do Surgimento da Sociologia
- Problemas Metodológicos Centrais da Sociologia

Transformações de ordem intelectual situadas no âmbito da cultura, sobretudo, da ciência e da filosofia, conjugadas às condições sociais de liquidação do "ancien régime" e da inauguração da era industrial,que consolida o sistema de produção capitalista, constituem as condições históricas em que a sociologia surge como conhecimento específico. É neste cenário marcado por radicais transformações em todos os aspectos, que, constituindo seu objeto e estabelecendo regras metodológicas alicerçadas naquelas próprias das chamadas ciências da natureza, o conhecimento sociológico alcança autonomia em relação afilosofia e as demais ciências sociais.
As substanciais modificações das técnicas produtivas introduzidas pela Revolução Industrial, reorganizaram as relações sociais em torno da produção fazendo emergir uma série de novos problemas sociais tais como a explosão demográfica nos espaços urbanos – tornados centros nervais da ordem capitalista; a evidente oposição entre capital e trabalho dandoorigem a uma complexa estrutura de classe que opõe capitalistas e trabalhadores, ou seja, aqueles que detêm os meios de produção (máquinas e capital) e aqueles que detêm apenas a sua força de trabalho, evidenciando nesse confronto o poder econômico, político e sócio cultural da classe capitalista.
Todas estas transformações causaram o que poderíamos considerar um efeito traumático no modo de vidada época. Miséria, exploração, falta de condições elementares de sobrevivência como moradia; saneamento básico nos centros urbanos já desenvolvidos; saúde e uma série de outros artigos indispensáveis à possibilidade de uma vida social, pelo menos dentro dos limites humanamente aceitáveis, provocavam profundas insatisfações e constantes conflitos entre a classe trabalhadora e os proprietárioscapitalistas e tais conflitos se estendiam ao campo expressos no confronto entre terra e trabalho. Na medida em que esses conflitos se acirravam, os trabalhadores desenvolviam uma consciência de classe e organizavam-se contra os proprietários dos meios de produção. Em oposição a ordem capitalista, propunham uma alternativa socialista como forma de superação das desigualdades que os lançavam em situaçãode sub-vida.
Todo esse panorama colocava a vida social sob a condição de problema que exigia premente investigação de forma que fosse possível uma atuação eficaz no sentido de restabelecer o equilíbrio social. É claro que, tal qual a realidade vigente repleta de contradições, a sociologia, ciência que tenta responder a essa necessidade, reflete inteiramente os confrontos de classe da época,sobretudo por se tratar de uma ciência que nasce sob a exigência de um retorno prático sobre a realidade a qual tenta dar conta em suas investigações. Nesse sentido, é próprio afirmar que, se é verdade que toda ciência desenvolve-se dentro de certas condições e interesses, a sociologia aprofunda essa relação na medida em que tenta responder à necessidade de transformação de uma realidade socialconcreta e eminentemente contraditória, possibilitando tanto um projeto social que sustente os interesses capitalistas, quanto uma proposta de superação dessa ordem.
No âmbito das transformações filosóficas e culturais, o cenário da época não é menos conturbado. O processo de transformação do espírito ocidental moderno, que teve início nos Séculos XV e XVI com o Renascimento, apresenta umasérie de modificações nas formas de conceber tanto a natureza quanto o homem e suas relações. A superação do horizonte teológico medieval, apartando definitivamente filosofia e religião, promove a autonomia e fortalecimento da razão em relação a teologia possibilitando um crescente processo de secularização que representa, nos mais diversos níveis da vida, um rompimento profundo com certas...
tracking img