A construção do conceito de número

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

CARLA CAROLINE GONÇALVES DINIZ

O texto de Marília e Mauro Toledo aborda o conceito de número e a sua construção histórica ao longo dos tempos, os autores mostram que definir o conceito de número não é tarefa fácil, fazemos ouso do número o tempo todo em nossas vidas, mas não conseguimos definir um conceito para designar o número. Os autores citam alguns pensadores que também enfrentaram dificuldades em definir com exatidão o conceito de número, como Baltzer que conceituou número a “quantidade de coisas da mesma espécie”, Kant, a uma “adição sucessiva de uma unidade”; Broutroux “coleção de objetos de cuja naturezafazemos abstração” e Russel referiu-se ao conceito de número “como as classes equivalentes a uma classe”.
O ensino da matemática passou por diversas transformações ao logo do tempo, e um fato importante que influenciou reformas curriculares em seu ensino, foi o Movimento da Matemática Moderna (década de 60/70), e uma proposta bastante enfatizada na época pelo ensino da matemática, diz respeito àTeoria dos conjuntos, entretanto o que não foi previsto nesse movimento foi o fato de que os alunos não estavam preparados para receber tais conhecimentos, devido a grande ênfase de abstração e estava mais ligado a teoria do que a prática, isso aconteceu em especial com os alunos das séries iniciais. Nessa mesma época o conhecimento de matemática era transmitido como um conhecimento social, osprofessores priorizam a representação simbólica, essa metodologia usada na época predominava decorrente da grande dificuldade que o professores tinham em conceituar o número e conseqüentemente não conseguiam ensinar a criança a construir o conceito de número.
Piaget (1995) formalizou três tipos de conhecimento; o físico, o social e o lógico-matemático; destacou o físico para operações concretas e ológico-matemático para operações abstratas, os três conhecimentos são indissociáveis, ou seja, é impossível separar totalmente os três tipos de conhecimento, pois eles sempre se apresentam juntos.
Atualmente, quando enfrentamos situações em que queremos saber quantidades nossa primeira atitude é contar , até mesmo as crianças, mas os nossos antepassados não conheciam os números nem sabiam contar comocontamos hoje. Naquele tempo o homem para se alimentar, caçava e pescava, não havia posse individual era necessário que ele demarcasse o seu território, esse modo de vida foi se modificando à medida que a população ia aumentando e a caça se tornando cada vez mais rara, o homem começou a procurar formas mais seguras, elaboradas e eficientes de atender as suas necessidades, há cerca de 10.000 elecomeçou a cultivar plantas e animais, surgindo a agricultura e o pastoreio, e a necessidade cada vez maior de organização e planejamento. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois precisavam controlar o seu rebanho, sua colheita e suas terras. O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas, eles faziam uma correspondênciaunidade a unidade e assim quando os homens iam pescar ou caçar levava consigo pedaços de ossos ou de madeira, pedras, para cada animal ou fruto capturado o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco, mas também eram utilizados nós em cordas para demarcar suas terras, marcas nas paredes, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.
O conhecimento dos números foi de fundamental importânciana evolução da história do homem, desde as épocas mais remotas, estudos comprovam a sua importância. Hoje, os números estão presentes em qualquer atividade da vida humana, desde a mais simples até as mais complexas, contar foi uma das primeiras atividades matemática da Humanidade. Uma das primeiras atividades das crianças dizem respeitos aos números, eles são significativos no cotidiano da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a construção do conceito de numero
  • construção do numero
  • construção dos números
  • Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
  • Princípio da construção e Números Quânticos
  • A construção do Número para criança
  • FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO EM CRIANÇAS
  • Conceito de Número de Oxidação (Nox)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!