A construção das politicas sociais no brasil

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

Tânia Maria Gonçalves de lima

A construção das políticas sociais no brasil

Paulo Afonso - BA
Outubro/ 2011

tânia maria gonçalves de lima

A construção das políticas sociais no Brasil

Trabalho apresentado a atividades interdisciplinar... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof.ª Daniela Sickorski, Paulo Sérgio Aragão,Clarisse da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira

Paulo Afonso
Outubro/2011

Sumário

Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão......................l............................................................................................7
Bibliografia..................................................................................................................8

IntroduçãoEste texto tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de construção e desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil.
A compreensão da Assistência Social como área de Política de Estado coloca o desafio de concebê-la em interação com o conjunto das políticas sociais e com as características do Estado Social que as opera. Assim, um primeiro eixo de análise a ser desenvolvido,refere-se ao enquadramento desta Política Social na contemporaneidade, enquanto política pública de responsabilidade estatal brasileiro como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, deve ser apreendido no movimento geral e nas configurações particulares desseEstado.
Nesta perspectiva a Política Social será abordada como modalidade de intervenção do Estado no âmbito do atendimento das necessidades sociais básicas dos cidadãos, respondendo a interesses diversos, ou seja, a Política Social expressa relações, conflitos e contradições que resultam da desigualdade estrutural do capitalismo. Interesses que não são neutros ou igualitários e que reproduzemdesigual e contraditoriamente relações sociais, na medida em que o Estado não pode ser autonomizado em relação à sociedade e as políticas sociais são intervenções condicionadas pelo contexto histórico em que emergem.
A política Social Pública permite aos cidadãos acessar recursos, bens e serviços sociais necessários, sob múltiplos aspectos e dimensões da vida: social, econômico, cultural, político,ambiental entre outros. É nesse sentido que as políticas públicas devem estar voltadas para a realização de direitos, necessidades e potencialidades da cidade na primeira metade dos anos de 1930, que a questão social se inscreve no pensamento dominante como legítima, expressando o processo de “formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade,exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. Desde que emergiu no Brasil, por vontade 1930, a assistência social sempre esteve ligada a reprodução das condições de sobrevivência de classe trabalhadora.
Desenvolvimento

No Brasil, não é possível falar de um Estado de Bem Estar tal como se observa na experiência internacional. Mas, considerando as especificidades daexperiência brasileira, a literatura que trata das políticas sociais demarca os anos 30 do século passado como o período em que o Estado passou a intervir de forma mais explícita nas relações entre capital e trabalho.
È importante ressaltar que desde o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX, há um crescimento significativo das organizações e lutas operárias no país, as quaisconseguem conquistar direitos essenciais, na sua maioria relativa ao trabalho, como por exemplo: direito à organização e formação de regulamentação da proteção relativa ao acidente de trabalho e a criação de Caixas de Aposentadoria e Pensões dos ferroviários.
A assistência social na realidade brasileira parte da defesa de um certo modo de olhar e quantificar a realidade a partir de uma visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das políticas sociais no brasil
  • A construçao das politicas sociais no brasil
  • A construção das politicas sociais no Brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!