A construção das politicas sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

_ INTRODUÇÃO............................................................ 06

_ Desenvolvimento.................................................. 07 a 10

_ Conclusão.............................................................11

_ Referências........................................................... 12

INTRODUÇÃO

Políticas sociais é o método usadopara garantir igualdade de oportunidades a todos, sabemos que o maior problema social, é a má distribuição de renda, por esse motivo criou as políticas sociais, para atender uma grande parte da população que não tem acesso ao processo produtivo. O estado é o maior responsável em garantir os direitos sociais, como educação, saúde. Emprego, moradia. O profissional do serviço social é responsávelpara administrar as políticas sociais. A seguir teremos mais detalhes a respeito de políticas sociais, direitos sociais o trabalho do profissional da área.

DESENVOLVIMENTO

No período de 1960/70 a proposta marxista teve grande influencia no serviço social, isso leva o serviço social a recusar os objetivos institucionais e as determinações sócios-historicos da profissão, ou melhor, oserviço social propõe o abandono do espaço institucional por percebê-lo como instrumento de dominação. Nesse contexto começa a discussão sobre teoria marxista no âmbito do serviço social, o enfoque primordial esta em relação do Estado e o seu papel no processo do desenvolvimento capitalista. Essa é a principal fonte de discussão no interior do serviço social, e, portanto a recusa dos objetivosinstitucional. E essa discussão busca o mundo político na teoria marxista, foram com a transformação da sociedade civil em classe política que fez das simples diferenças sociais, as diferenças da vida privada.
O Estado, no processo de desenvolvimento capitalista, é uma organização criada pela sociedade burguesa para defender as condições exteriores gerais do modo de produção, portanto o Estadocoloca-se apenas para garantir as condições de produção, movimentando as mercadorias, e a força de trabalho que também é mercadoria, o Estado vai movimentar esta mercadoria também para capitalista. O percurso do serviço social no Brasil no período de 1964 a 1985 configura uma intensa movimentação dos assistentes Sociais que repercute profundamente nas três dimensões constitutivas da profissão,representado pela dimensão político-organizativa, dimensão acadêmica e talvez com menor intensidade pela dimensão da intervenção profissional no nível dos organismos da política social das empresas privadas e dos movimentos sociais.
A dimensão político-organizativa propõe um serviço social capaz de propor alternativas de ações e não mero executor de suas ações, juntamente com a participação dosestudantes organizou um compromisso político-partidário e é nesse contexto que a Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social e o Conselho Federal de Assistência Social buscam a criação da ANAS Associação Nacional de Assistente Social.
No âmbito da formação acadêmica, foi o período do desenvolvimento da pós-graduação, reivindicação que surge justamente da criação da ANAS, na busca pelapós-graduação e da pesquisa ação, isso pela vinculação do serviço social com as ciências sociais, surge na busca pelas principais publicações e produções cientificas do serviço social, como produção de conhecimento. Onde ate então o serviço social produzia pouco suas reflexões e debates e tínhamos apenas o Centro Brasileiro de Cooperação Intercambio de Serviços Sociais, órgão que pouco publicava critica.
Comreferencia à dimensão interventiva quase todas as ações eram reprimidas. Como o serviço social possuía essa dimensão na realidade social teoria que teve inicio tendo uma dimensão critica do sistema capitalista, ele procura uma analise da nova proposta de formação profissional onde o eixo central é a articulação da profissão nos setores populares. O movimento de reconceituação pressupõe uma...
tracking img