A construção das politicas sociais no brasil

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS INFLUENCIAS.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Seviço Social l .

Orientador: Prof. ROSEANE BELIEIRO MALVEZZI.

2010

INTRODUÇÃO

O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervençãoinvestigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atuam na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

DESENVOLVIMENTO

A origem do serviço social como profissão tem a marca profunda do capitalismo um conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes. A alienação;indiferente não pensa, não reflete, não tem senso critico, tanto faz como tanto fez. Contradição; o discurso é uma coisa e a prática é outra. O antagonismo é o oposto, (contra). O serviço social ou pratica humanitária é uma ilusão, porque ela favorece setores dominantes da sociedade no surgimento do serviço social.
Realizar a assistência em bases cientifica deu uma estratégia a burguesia que procurava tera supremacia a soberania, e ai surgem os primeiros assistentes sociais que praticavam a assistência. Que era uma pratica sancionada pelo estado e protegida pela igreja. Essas novas formas de praticas sociais e sua estratégia de operação tinha que dar impressão de ser legitimas a ordem social burguesa.
O proletariado tem que aceitar as ma condições oferecidas e não podiam questionar, eles eramobrigados a realizar todo tipo de trabalho independente de salário, e não tinha nenhum direito e as condições eram precárias e não tinham domínio sobre suas vidas.
A primeira escola de Filantropia foi em Nova York em 1899. O serviço social, ele começa a se institucionalizar enquanto profissão, e oferece cursos a agentes sociais voluntários que iniciou com primeiras praticas nas instituiçõespublicas americanas. O governo servia-se do trabalho dessas visitas e o serviço social se inseriu como essa categoria profissional. Nesse momento o serviço social Americano começa a se distanciar do Europeu, ele busca autonomia, enquanto o serviço social europeu fica atrelado à igreja e as suas praticas voltadas à ação social. O serviço social antigo, lema medieval de faze o bem da caridade cristãcomeça a ser deixado de lado e parte para uma iniciativa mais profissionalizante. Nos estados unidos a Sociedade de Organização da Caridade na década dos anos 40 começa a perder força. No Brasil surgiu a primeira escola de serviço social A PUC em 1936 em São Paulo, o curso tinha caráter de formação técnica e recebia ,ainda enfoque moralizador e concentrado no individuo e na família que terá comoreferencia o pensamento social da Igreja Católica.

Uma característica do serviço social a “mulher” porque a tinha mais tempo pra servir e se pagava pouco ou quase nada configurando em trabalho voluntário, teve também outras escolas com orientações católicas e outra com orientação protestante, em 1913. A França foi o grande pólo da vertente católica do serviço social. Os assistentes sociaiscatólicos, que se dedicavam à questão social, sobre a doutrina da igreja e sua pratica profissional. Na Europa é inverso, por conta da fragilidade se apóia na igreja como a salvação. Para a igreja é interessante difundir as doutrinas no serviço social. Neste momento o Serviço Social Europeu sofre problemas de liderança muito grande e de identidade, porque não se busca uma identidade coerente, umaidentidade própria, na Europa o serviço social eram presos a pratica servil e assistência e tinha forte vínculo com a Igreja Católica e preocupava com a pobreza procurava ajudar o pobre. Nos Estados Unidos os trabalhos sócias prestava serviço a outro trabalhador que era operário e era mais interessante para a Sociedade da Organização da Caridade.
Em 1920 surgem as instituições assistenciais, nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das políticas sociais no brasil
  • A construçao das politicas sociais no brasil
  • A construção das politicas sociais no Brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!