A construção da família contemporânea de autoria de tatiana vasconcelos cordeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto fala que esta família que conhecemos hoje, não era da mesma forma antigamente, porque na chegada do século XX, a rua se torna espaço público apenas para trabalho e indústrias e a casa queantes era abrigo do trabalha, se torna um local de convivência e refúgio para as famílias. Afinal, o crescimento e as mudanças sociais aconteciam muito raramente através de heranças, e na maioria dasvezes apenas com o esforço das conquistas do trabalho mesmo, por esta razão a família foi se fechando, e esta família que antes se unia com objetivos políticos, passa a criar laços de amor, e desejo deestarem unidos entre si. E passa a ocorrer a valorização das crianças no lar, o cuidado infantil torna-se um dos organizadores do sentimento moderno de família.
A crise familiar começa quando há umasobrecarga na capacidade de cumprir todas as demandas impostas, que seria, amar, educar, preparar para o trabalho e a vida e manter ainda a harmonia no lar.
Aí, passa a ocorrer uma inversão dospapéis, quando os pais querem apenas dividir os bons momentos com os filhos, jogando a responsabilidade da educação para cima das instituições de ensino. Estes pais acabam não querendo serem visto comoautoritários ou repressores, deixando de impor limites. Limites estes, que serão imprescindíveis para a formação do caráter desta criança ou adolescente.
Quanto mais os pais estão ausentes, mais ascrianças ficam entregues à TV. Muitas vezes são formadas e educadas pela mídia. Dessa forma, o seu desenvolvimento não é pautado em valores familiares e/ou fraternos, não se aponta com isso para uma ausênciade valores e sim para uma formação pautada em valores de mercado, a formação de pequenos consumidores.
Os pais começam a se culpar pela ausência com os filhos em muitas horas do dia.
Chega-se aconclusão que não é a família que sobrecarrega a mulher e a faz escolher entre o desejo de ser mãe e ser bem-sucedida profissionalmente. Uma situação não interfere ou anula a outra. O que faz com...
tracking img