A construção da escrita na 1ª série do ensino fundamental

Páginas: 35 (8519 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo: Realizar uma pesquisa de campo sobre como acontece à construção da escrita nas séries iniciais é o objetivo central deste trabalho. Nesta pesquisa procurei relatar o que pensam os professores questionados em relação a este tema. O estudo se pautou na abordagem qualitativa e quantitativa na realização das atividades,através da observação e entrevista com professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Jesus, que se proporcionou compreender o processo de aprendizagem da escrita. Durante a pesquisa constatou-se que as principais dificuldades que os alunos apresentam para escrever, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes como: dificuldades na escrita, saber escrever eler o que escrevem, se a professora passa muitas atividades, falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola. Falta de paciência dos professores da família em manter as crianças na escola.

Palavras-chave: Escrita. Ambiente. Aprendizagem. Professor-aluno

INTRODUÇÃO

Em todas as áreas, humana, cientifica ambiental, social, cultural, encontrar uma forma adequada parafacilitar o aprendizado, o letramento e a sua continuidade, fazendo as correções, adaptações, incluindo, respeitando as fases por que passa o aprendiz, sua cultura, sua vida me levou a realizar esse trabalho sobre a construção da escrita.
Recentemente, muitos ficaram excluídos dos avanços científicos, tecnológicos por força do poder político, econômico, social negam a tantos o direito desonhar e de sentir-se capaz de construir seu mundo, sua palavra, sua vida, seu ambiente com dignidade.
Neste contexto, encontraram-se ainda muitos analfabetos sem vez e voz nas decisões políticas. Nas escolas, nas atividades produtivas, na sociedade, poderá resgatar esse jovem, para uma vida livre do analfabetismo e outras barreiras impostas, pelos desafios da vida real que enfrenta.É assim, que meninos e meninas, do Brasil e de outras partes do mundo onde a escrita é instrumento de uso social, apropriando-se do objeto e conquistando esse passaporte para o conhecimento e para uma ação mais autônoma no seu meio. Entretanto, as crianças trilham um caminho difícil cheio de idas e vindas, de avanços e de aparentes retrocessos, num grande esforço cognitivo, até o domínio de umatecnologia que para ela é monopólio dos adultos ou de crianças mais experientes.
Pulino & Barbato (2004, p. 89) argumentam ainda que:

“A escrita é fundamental para o avanço do processo de escolarização que proporciona uma maior sistematização do conhecimento, facilitando o acesso dos sujeitos a outros tipos de discurso e, portanto, a uma gama, cada vez maior, deconhecimento. Por meio da leitura e da escrita, o aluno adentra novos mundos simbólicos, acessa novos conhecimentos e se torna mais autônomo. É esse sistema de novas relações com o mundo e consigo mesmo que propicia as transformações no pensar e no fazer de cada um.”

Entender, reconhecer e analisar os níveis de construção da escrita da criança tem sido uma das dificuldades dos educadores.Pesquisou-se como ocorre a construção do conhecimento da escrita, com base nos estudos de Emília Ferreiro no que se refere às fases da construção da escrita da criança.
A linguagem escrita é um processo onde a criança precisa compreender que a escrita é a representação gráfica da fala. Para a criança alcançar esta compreensão é preciso tempo e maturidade intelectual, pois não será do dia pra noiteque ela ira aprender a escrever.
Como a construção da escrita é feita através de tentativas e hipóteses, é importante que professor planeje suas aulas de maneira que a criança possa estar realizando suas hipóteses e tentativas em relação à escrita.
Nesse momento entram os erros e os acertos que são indispensáveis no processo pedagógico de produção da escrita. O educador precisa ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERIES INICIAIS
  • Importância da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
  • AS ESTRATEGIAS DE LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Dificuldade da leitura e escrita nas series inciciais do ensino fundamental
  • Como desenvolver a escrita entre crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
  • Dificuldade da leitura e escrita nas series inciciais do ensino fundamental
  • Importância da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
  • A construção da escrita no 1° ano do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!