A conquista espanhola (1492-1550)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá

PAULO SILVIO DO PRADO
Ra 62737

HISTORIA DA AMÉRICA II

DEPENDÊNCIA

FAXINAL 2012

Primeira questão. Descreva que tipo de sociedade aparece retratada no filme “Camila”, especificando grupos sociais, e interesses sócio-econômicos e políticos
No que se refere aos grupos sociais retratados no filme Camila, aparecem com forte predominância o Clero, daclasse politica, do trabalho dos escravos, da presença dos militares. A sociedade se apresenta como machista, oligárquica e patriarcal, onde o pai de família tem a palavra final em todos os assuntos e a mulher apresenta nenhuma voz ativa, sendo submissae a vontade dos desmandos dos homens. Durante o regime ditatórias do general Rosas a politica se dividia em dois grupos, sendo os federalistas doatual governo e os unitários que defendiam as causas do povo mais humilde e sofrido. O filme nos mostra claramente que a sociedade era induzida a se mostrar favorável ao regime, pois todos deveriam estar usando uma tarja vermelha que ficou muito evidente em todas as cenas, principalmente no aniversário de Camila e durante as missas.
Outra cena marcante do filme que retrata como era a sociedade daépoca e como as mulheres eram submissas, aconteceu durante o jantar na casa de Camila, onde a mesma respondeu a um dos presentes sobre a politica do general Rosas, não concordando com o mesmo sobre as atitudes do governo. Nesta cena o próprio pai de Camila a pede que se retire da mesa numa forma a demonstrar que ali ela não podia se manifestar a respeito de política, isso era assunto dos homens.Outro momento de destaque no filme, é quando o casal Camila e Ladislau vão morar no interior e se observa o descontentamento do povo mais humilde com relação os desvaneios do governo, tanto que após o casal ser descoberto um militar tentou ajuda-los em sua fuga, pois não concordava com a perseguição imposta ao casal pelo general Rosas.
Para terminar, o filme, tem uma história que apesar deretratar um drama violento, é maravilhoso, comovente e que mostra quão pequenino são os governos ditatoriais, mas que aos poucos vão sucumbindo por todo o planeta.

REFERENCIA:

Filme: Camila (1984; Produção argentina; Direção Maria Luísa Bemberg; Duração 105 min.).

Segunda questão: A divisão econômica, social, política e cultural da Argentina, entre a capital Buenos Aires, e o resto do país, ointerior, é histórica. Identifique esta divisão e como ela é retratada no filme “ Casas de fuego “.
O filme apresenta um contexto histórico e social a que estes eventos aconteceram. A cidade de Buenos Aires era conhecida como o coração da ciência, por isso tudo tinha que passar por ali. A divisão a que se refere o filme se retrata no momento em que o protagonista resolve deixar o conforto da grandecidade, para por em prática a sua luta contra o mal de chagas, na qual ele somente conseguiria êxito se enfrentasse seu adversário em sua própria casa, ou seja, deixar a cidade e ir ao interior, aonde se encontrava o foco do causador da doença. Essa teimosia em fazer o correto, causou conflitos na comunidade cientifica, que abandonou o Dr em sua busca.
E porque houve esse conflito? Simples, adoença de chagas como ficou provado, era um privilégio da comunidade mais pobre e abastada, que se encontrava numas das regiões mais pobres da argentina, portanto não era de interesse da comunidade cientifica resolver seus problemas, uma vez que isso não iria gerar faturamentos para eles.Para o drmazza isso era irrelevante, ele tinha como objeto trazer a ciência para perto do ser humano, dando-lheem troca saúde e alguma esperança.
REFERENCIA:
Filme: Casas de fuego, (1995; Produção argentina; Direção Juan Bautista Stagnaro; Duração 115 min.).

Terceira questão. A partir do filme “Machuca”, é possível constatar a violência repressiva imposta pelos últimos golpes militares na América Latina. Explique os motivos sócio-econômicos que favoreceram a mudança política brusca no Cone Sul....
tracking img