A condição-animal em kaspar hauser - crítica à ética racionalista: o bom selvagem e a esterilidade da razão

6246 palavras 25 páginas
A condição-animal em Kaspar Hauser - Crítica à Ética racionalista: o bom selvagem e a esterilidade da razão
[pic]
[pic]
[pic]
04 JANEIRO 2009

"Em 1833 cravou-te
A sociedade o punhal oculto
Da intolerância.
Expulso do convívio dos seres
Hoje serias outra vez assassinado
Porque encerravas
O poeta
O vidente
O estranho
O músico
O anjo sem palavras
Constelado no sentimento da morte"
(Cyro Pimentel, "Kaspar Hauser")

INTRODUÇÃO

Pretende este artigo analisar, sob o contexto da ética racionalista, um fato real que se deu na Alemanha, início do século XIX, quando um jovem - Kaspar Hauser (?-1833) - por circunstâncias não devidamente esclarecidas, fora mantido em cativeiro subterrâneo, da infância à adolescência, privado de contato social e sem qualquer possibilidade de alcançar real conhecimento do mundo, até que o momento em que seu algoz o liberta na praça central de Nüremberg.

A história emblemática de Kaspar Hauser tem inspirado, desde então, diversos livros e ensaios literários, psicológicos, lingüísticos, filosóficos, antropológicos, jurídicos etc, além da produção de películas cinematográficas sobre o tema. Para delimitar o campo de ação, a presente pesquisa restringiu-se a duas obras: o romance "Kaspar Hauser ou A indolência do Coração" (1908), do escritor austríaco Jacob Wassermann, e o filme "O Enigma de Kaspar Hauser" (1975), do cineasta alemão Werner Herzog.

Não há como analisar a figura de Kaspar Hauser sem equipará-la ao bom selvagem que habita as teorias do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Segundo Rousseau, as ciências - apesar de seu contínuo desenvolvimento - constituem um fator de decadência humana, haja vista que o verdadeiro progresso é de ordem moral. Dizer que o homem nasceu bom e a sociedade o corrompeu não basta, até porque seria impossível retornar ao estado pré-social. Não se trata, portanto, de voltar à natureza primitiva, mas fazer a Essência triunfar sobre a existência.

Em meio a tal contexto

Relacionados

  • Kasper Hauser
    7042 palavras | 29 páginas