A concepção homana

1496 palavras 6 páginas
FICHAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO FÍSICA RAIZES EUROPEIAS E BRASIL: AS BASES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA / CAPÍTULO 1

SOARES, Carmen Lucia: Educação Física Raízes Europeias e Brasil / Carmen Lucia Soares: Prefácios Denise Bernuzzi de Sant’Anna e Dulce Maria Pompeo de Camargo - 3ª edição - Campinas, SP: Autores associados, 2004 (Coleção educação contemporânea)
Bibliografia: ISBN 85-7496-018-7

GOVERNADOR MANGABEIRA, OUTUBRO 2013

1. A CIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO HOMEM NOVO NECESSÁRIO AO CAPITAL: HOMEM PRODUTIVO / HOMEM BIOLÓGICO.

Segundo a autora o século XIX veio com um contesto Europeu, com as revoluções industriais e suas consequências trazendo a necessidade de um homem novo em aspectos mentais, intelectuais, culturais e físicos. Em tal situação a Educação Física se tornou a expressão da sociedade e também referencia de corpo saudável e passou a ser receitada por médicos como um remédio. Tem-se o ideal de criar uma nova sociedade fundada em liberdade, fraternidade e igualdade, onde se consolidava o capitalismo.

Esta sociedade era estudada através da ciência biológica, que usava da observação, experimentação e comparação. E então o homem biológico passa a ser o centro desta nova sociedade, onde as descobertas cientificas traziam a evolução dos instrumentos de trabalho e consequentemente uma maior produção, dividindo assim as classes sociais. E a classe alta, a burguesia, tinha plena noção de que era uma classe, o que acontece bem mais tarde com a classe operaria.

Na criação desta nova sociedade teve-se o uso do pensamento naturalista positivista e da ciência positivista, e um modelo de conhecimento adotado por ele foi o mecanicista que consisti em uma tríade: o sujeito que conhece, o objeto do conhecimento e o conhecimento como produto, nele o individuo aparece como independente da cultura, tal modelo justifica as desigualdades sócias como desigualdades naturais.

A sociedade passa a ser comparada com o

Relacionados

  • Karl Popper
    95664 palavras | 383 páginas
  • KARL POPPER
    100601 palavras | 403 páginas