A concepeção de crinaça

2410 palavras 10 páginas
A concepção de criança
Para que hoje tenhamos o que se poder entender por educação infantil foram necessários inúmeros esforços dentro do espaço político e, social, que perduraram através de gerações. Tais lutas possibilitaram a criança o direito de viver com total liberdade, este momento único e, tão importante que é a infância.
Compreender a concepção de criança requer uma analise histórica a cerca da evolução infantil e, da própria concepção de criança ao longo dos anos. Tais compreensões tornam-se o grande desafio dessa modalidade educacional. Mas o que seria realmente a criança? Em seu sentido vocábulo infância é definida como um período de crescimento humano, que abrange do nascimento até a puberdade. Dessa forma podemos compreender que a infância é período que perdura do nascimento até adolescência, deixando de certa forma margem para discussão no que se pode entender como adolescência e o período a qual lhe compreende-se, haja vista que segundo está interpretação do que venha a ser infância, a mesma acaba por nos conduzir a pensar de forma sistemática que tem sua duração limitada pela chamada puberdade.
Muito embora essa concepção de infância tal qual conhecemos seja relativamente um conceito novo, pois esta noção de infância é resultado de um processo da evolução histórico-social , tais conceitos a cerca da infância nem sempre valeram ou vigoraram da mesma forma, pois são construídos e modificados de acordo com a organização de cada sociedade. Portanto de um ponto de vista das perspectivas sociológicas o conceito de infância é algo socialmente construído por cada sociedade segundo sua interpretação e necessidades sociais, não sendo esse um conceito inalterável, mas sim um conceito que veio ao longo do processo de formação histórica e social se modificando atendo desse modo às necessidades de cada sociedade como já foi dito neste mesmo trabalho.
Vemos desse modo que o conceito de infância e, consequentemente de criança não são de modo algum conceitos

Relacionados