A CONCEP O DE VIRTUDE NAS QUEST ES 55 A 58 DA SUMA TEOL GICA DE S O TOM S DE AQUINO

Páginas: 10 (2275 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
A CONCEPÇÃO DE VIRTUDE NDAS QUESTÕES 55 A 58 DA SUMA TEOLÓGICA DE SÃO TOMÁS DE AQUINO1

Seldemar Lubian*

RESUMO: Neste artigo São Tomás de Aquino tem-se o objetivo de definir o perfil conceptual de sua Ética como uma ética da razão reta. Trata-se, no entanto, de uma tese fundamental que decorre necessariamente da dialética da beatitude cujo termo, posto na visão imediata da essência divinasuprassume a totalidade dos atos que a ela se encaminham ao ser humano na integralidade de seu ser individual. O RESUMO TEM QUE SITUAR DE FORMA PRECISA E BREVE O OBJETO DO ARTIGO

Palavras-chave: São Tomás. Virtude. Ética. Homem. Beatitude.


Considerações iIniciais

Durante o desenvolvimento da tradição filosófica foram- se constituindo diversas concepções éticas, resultantes dos diferentes enfoquesfilosóficos. a Assim, na filosofia dos antigos gregos e dos medievos concentrava sua reflexão em torno da noção de ser e, assim, a ética foi entendida como uma “dimensão do ser humano”, ou seja, a dimensão propriamente dita do homem. Em contraste, a filosofia moderna, passou do ser para a consciência, enxergando nela o conceito fundamental desde o qual a ética foi entendida como uma forma“particular de consciência”, o modelo que conhecemos como ético do dever.
Os filósofos da Grécia antiga propuseram-se, entre as suas reflexões, o tema da ética e, para muitas destes, a ética era entendida como busca da felicidade ou da vida boa. Ser ético, portanto, significava atribuir ao intelecto a tarefa da constância escolha, em todo o momento, dos meios mais adequados que pudessem conduzir a uma vidaplena, feliz e boa. Deste modo, a centralidade da conduta ética correta é estava na prudência, isto é, no coreto deliberar.
Entre os caminhos da busca da felicidade, o homem pode alcançar a finalidade ética através do domínio das paixões e conseguiur realizar uma boa convivência com o mundo social e o mundo natural. Para esta tarefa, Aristóteles diz serem as virtudes a dimensão essencial para oalcance da felicidade. Neste sentido. Aristóteles desenvolve uma lista de virtudes que podem ser distinguidas em dianoéticas e éticas (CORTINA; MARTÍNEZ, 2005, pP. 33-33;, 57-60).
A ética medieval trazás conm sigo diversas influências do pensamento grego, dentreo as quais do pensamento ético de Aristóteles que, depois de longo período no esquecimento, foi redescoberto e reinterpretado pelascorrentes aristotélicas do pensamento medieval.
Seguramente padece se pode ver no pensamento de Tomás de Aquino uma profunda influência do estagierista na arquitetônica de sua obra e, particularmente na dimensão ética, a influência da Ética a AnNicômacos. Coube a Tomás de Aquino o grande desafio de compatibilizar a ética aristotélica com a ética cristã, sobretudo a tradição agostiniana. Neste embate,contra punham-se dois modelos clássicos de compreensão da ética de origem grega (Platão e Aristóteles), o que provocava o desafio de ordem filosófica e, junto deste, o desafio teológico de equacionar o tema da liberdade desde a tradição cristã, que veio, aos poucos, modelado o conceito de livre-arbítrio (LIMA VAZ, 2002, v.1, p. 199-209).

1. oO modelo ético de tomás Tomás de aquino Aquino na sumaSuma teológicaTeológica

Conforme nos diz Lima Vaz (2002, v.1, p. 213), assim como a ética medieval pode ser distinguida em duas grandes fases, isto também vale para o caso da ética tomásica. Contudo, na obra de Tomás as duas fases não são marcadas por uma profunda ruptura., t Trata-se de um processo que implica uma continuidade harmoniosa que atinge sua maior densidade na Suma Teológica. Portanto, adistinção que referíamos em relação ao desenvolvimento do pensamento tomásico decorre, sobretudo, pelda apuração do instrumental teórico utilizado, de modo especial nos últimos anos de sua vida, quando dedicou-se a construir a sua doutrina moral na segunda parte da Suma Teológica. e, n Neste momento, Tomás alcança uma plena integração entre os princípios do humanismo grego, particularmente da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S o Tom s de Aquino
  • S O Tom S De Aquino
  • S O Tom S De Aquino
  • Tom S De Aquino
  • Tom S De Aquino
  • Tom S De Aquino
  • Tom s de Aquino
  • Santo Agostinho E S O Tom S De Aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!