A concepção moderna de ciência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONCEPÇÃO MODERNA DE CIÊNCIA

Parte do mesmo processo foi o desenvolvimento da concepção de indivíduo livre e racional que, sendo consciente de seus atos, também poderia descobrir as leis danatureza e ser sujeito de si e do conhecimento. Os filósofos iluministas do século XVIII fariam da razão, da ciência, da lei natural o fundamento de uma verdade universal, que conduziriainexoravelmente ao progresso da humanidade, libertando-a dos grilhões do obscurantismo e da religião.
A separação radical entre sujeito e objeto é uma das marcas distintivas da ciência moderna.
A ciênciacartesiana desenvolve-se como exercício cognitivo da mente, uma decorrência da sabedoria humana, da razão, que é sempre uma só, ainda que aplicada a diferentes objetos. Buscavam leis e regularidades,determinações na evolução
e transformação dos indivíduos ou das sociedades. A EMERGÊNCIA DA SUBJETIVIDADE. No nosso século, tanto nas ciências sociais quanto nas ciências físicas e naturais, avalorização da autonomia, da subjetividade, emergirá como eixo de um novo paradigma, integrando-se à imagem do objeto da ciência. O pós-moderno seria uma condição dos discursos nas sociedades maisdesenvolvidas.
Um estado da cultura que se institui após transformações que desde então vêm
afetando as regras do jogo da ciência, da literatura e das artes. Na pós-modernidade, os saberes em diferentescampos não conseguiriam mais legitimar suas regras por filosofias universalistas da história que “narram uma estória” abrangente - por exemplo, a narrativa iluminista do progresso da razão e liberdade, adialética hegeliana do espírito em progresso de autoconhecimento, ou a marxista, sobre o fim da alienação e da divisão social do trabalho que levaria à sociedade igualitária, por meio da tomada dopoder pela classe operária, a qual representaria os interesses universais da humanidade.
O universalismo afirmou-se como idéia típica do pensamento político, filosófico e científico que inaugurou...
tracking img