A comunicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A comunicação é um fato que historicamente sempre existiu: desde a Pré-história, com pinturas rupestres, até o estudo da retórica na Grécia Antiga. Pode-se dizer que é um fato essencialmente presenteem qualquer sociedade.
Contudo, a partir da segunda metade do século XIX, houve a implantação da sociedade de massa, na qual a Revolução Industrial concentrou enormes quantidades de pessoas emcidades ou regiões antes nada conhecidas, forçando a população a abandonar os seus hábitos tradicionais e reduzindo-as a condições de vida uniformizada.
Como conseqüência das tecnologias de comunicaçãoaparecidas no século XX, a cultura de massa desenvolveu-se a ponto de ofuscar os outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela.
Antes de haver cinema, rádio e TV, falava-se em culturapopular, em oposição à cultura erudita das classes aristocráticas; em cultura nacional, componente da identidade de um povo; em cultura clássica, conjunto historicamente definido de valores estéticos emorais; e num número tal de culturas que, juntas e interagindo, formavam identidades diferenciadas das populações.
A chegada da cultura de massa, porém, acaba submetendo as demais “culturas” a um projetocomum. Por ser produto de uma indústria de porte internacional (e mais tarde, global), a cultura elaborada pelos vários veículos então recém-chegados esteve sempre ligada ao poder econômico docapital industrial e financeiro. A massificação cultural, para melhor servir esse capital, requereu a repressão às demais formas de cultura — de forma que os valores apreciados passassem a ser apenas oscompartilhados pela massa.
É visível a evolução dos meios de comunicação e suas influências sobre a sociedade, mas não devemos condená-la pura e simplesmente como uma grande vilã, já que através dela seadquire conhecimento e cultura, além da atualização de notícias sobre o mundo.
Os veículos de comunicação têm o papel no complexo processo de socialização.
Deliberadamente ou não, o indivíduo em...
tracking img