A comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A COMUNICAÇÃO

O homem é um ser social e necessita da linguagem para se comunicar com os outros e juntos estabelecerem um código de vida em comum. Então, a linguagem, capacidade comunicativa dos seres, constrói vínculos entre os homens e possibilita a transmissão de culturas, além de garantir a eficácia dos mecanismos de funcionamento dos grupos sociais.
Grosso modo, linguagem é qualquersistema de signos que sirva à comunicação entre os homens. Os signos podem ser visuais, sonoros, gestuais, corporais, fisionômicos, escritos ou vocais. A linguagem articulada que reúne os signos vocais e escritos constitui a língua, sistema de signos (ou código) em que ocorre a associação de som ou letras a conceitos determinados. Os signos linguísticos formam o vocabulário da língua (tambémchamado de léxico), sendo sua criação arbitrária e convencional.
Para que a comunicação ocorra, é necessário que seis elementos estejam presentes: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto (referente). Cada um exerce um papel essencial no processo de comunicação e qualquer falha em um desses elementos pode prejudicar ou invalidar a percepção ideal da mensagem.
Emissor: é oremetente da mensagem, aquele que elabora sua ideia e a transforma em código, para ser enviada ao receptor. O processo de codificação da mensagem exige do emissor que ele:
a) conheça o código e suas peculiaridades;
b) construa sua fala dentro das regras convencionadas pela língua;
c) estruture sua fala de forma inteligível e clara;
d) escolha o canal adequado para fazer sua mensagem chegarao receptor;
e) perceba o contexto da comunicação e se seu receptor compartilha desse mesmo referencial.
Receptor: é o destinatário da mensagem, aquele que, ao recebê-la, realiza o processo de decodificação. Para que esta se dê efetivamente, é necessário que o receptor:
a) conheça o código utilizado e suas peculiaridades;
b) reconheça as regras da língua utilizada pelo emissor;c) compreenda o sentido expresso na mensagem;
d) tenha o canal aberto para receber a mensagem;
e) compartilhe do mesmo referencial em que se baseia a mensagem do emissor.
Mensagem: é o conteúdo e o objetivo da comunicação. Como centro do processo de comunicação, só se concretiza de forma plena com a presença articulada de todos os outros elementos.
Canal: é o meio que possibilitao contato entre o emissor e o receptor, ou que leva a mensagem até este. Pode ser através de sons, imagens, cheiros, gostos.
Código: é o sistema de signos convencionados em cuja base a mensagem foi construída. Para uma comunicação plena, é essencial que emissor e receptor possuam amplo domínio do código, sob pena de haver divergência entre a mensagem pretendida e a efetivamente entendida.Contexto: é o ambiente em que se dá a comunicação e do qual fazem parte os referenciais envolvidos na codificação e decodificação da mensagem.
Pode-se sintetizar o processo da comunicação da seguinte forma: o EMISSOR envia uma MENSAGEM CODIFICADA por meio de um CANAL ao RECEPTOR, que compartilha do mesmo CONTEXTO.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

(Criadas a partir dos elementos da comunicação, deacordo com Roman Jakobson)

FUNÇÃO EMOTIVA

• Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.

• Função emotiva ou expressiva: é a função centrada no emissor, refletindo sua visão própria de mundo, suas emoções, sentimentos e estados subjetivos. Apersonalidade do emissor, seu juízo de valor e as opiniões particulares são nítidos no discurso. Ocorre frequentemente com interjeições, exclamações, reticências, forte adjetivação e presença marcante da primeira pessoa.

• Função emotiva (ou expressiva)
Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a...
tracking img