A compra do tomate por supermercados araguainenses

330 palavras 2 páginas
A compra do tomate por supermercados araguainenses

PIRES, Hugo Deleon Pereira

INTRODUÇÃO: O tomate (Solanum lycopersicum) é uma fruta que é muito utilizada na alimentação diária do brasileiro. Por se tratar de um produto sensível no transporte e perecível em um espaço de tempo não tão longo, faz-se necessário uma observação cuidadosa no que diz respeito ao seu transporte e armazenamento. Assim, por a cidade de Araguaína-TO estar distante das regiões produtoras do mesmo, é interessante que os profissionais de logística tenham um entendimento adequado das características do processo de transporte, para possivelmente aperfeiçoa-lo.
OBJETIVOS: Analisar a origem dos tomates que são vendidos na cidade de Araguaína-TO.
METODOLOGIA: Pesquisa tipo descritiva-quantitativa. A coleta de dados foi realizada em 3 supermercados que vendem tomates direto ao consumidor na cidade de Araguaína. Foi utilizado um roteiro estruturado com 4 questões objetivas. A escolha das empresas foi feita de forma aleatória. Sendo que a coleta de dados primários foi realizada dia 15 de maio de 2012 de 13:30 até as 16 horas nas empresas citadas anteriormente.
RESULTADOS: A pesquisa revelou que 100% dos tomates revendidos pelas empresas pesquisadas tem origem em outros estados e 75% dos entrevistados compram o produto de um atacadista, 25% busca diretamente do produtor na cidade de Goianápolis-GO, em carregamentos semanais. 75% dos entrevistados disseram que o tomate chega aos seus estabelecimentos comerciais com muitas avarias, 25% disseram que o produto chega com poucas avarias. 100% dos entrevistados responderam que o sistema de distribuição pode melhorar.
CONCLUSÃO: Com base nos dados pesquisados é possível perceber que todos os tomates vendidos pelas empresas pesquisadas vem de outros estados, sendo que a grande maioria é comprada diretamente de um atacadista e uma pequena parcela é adquirida diretamente do produtor. A maioria dos entrevistados disseram que os produtos chegam com muitas

Relacionados