A competitividade e as mudanças no ambiente externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 / Passo 5

Leia e faça anotações sobre o artigo do Professor Marcio Luis Carreira : Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprende .

A competitividadee as mudanças no ambiente externo proporcionamàs organizações não somente uma necessidade estratégica, mas sim, uma necessidade no sentido de aprendizado em resposta as trasnformações globais. Cabeaos líderes proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva daorganização e criar condições para que ela funcione.
Com isso ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhoria contínua, eficiência, e aprendizado organizacional, visam deferencial competitivoe vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado.
Segundo Drucker (1997), gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentasusar para obter melhores resultados, poid ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguélm e não para a organização.
Senge (1990), apresentou um conjunto de cinco disciplinas de aprendizagem que sedesenvolvidas na organização visam estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adaptar-se às contínuas mudanças. Essas disciplinas são: Pensamento sistêmico,domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe.
De acordo com Senge(apud EYNG.REIS,2006), a aprendizagem organizacional destaca-se como um consistente de apropriação erenovação de conhecimento e de melhoria contínua que agrega valor às tarefas e ao processo de trabalho.
Garvin (1998), cita que o aprendizado é oportuno e cria flexibilidade e agilidade para que aorganização possa lidar com a incerteza. Acredita-se que os fatores que detêm o diferencial competitivo: qualidade, os processos e as pessoas, por sua vez, formam a base das Organizações que Aprendem....
tracking img