A coluna preste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A minha pesquisa fala sobre a Coluna Miguel Costa - Prestes, o grande movimento de jovens oficiais militares que percorreram em marcha, numa espécie de guerra em movimento, cerca de vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil, entrou definitivamente para a história com o nome de Coluna Prestes.






















A Coluna Prestes
O levante paulistaincitou os jovens oficiais do exército do Rio Grande do Sul a tramarem uma conspiração tenentista contra o governo. O mentor e coordenador da conspiração gaúcha foi o tenente Aníbal Benévolo, jovem oficial da Brigada da Cavalaria de São Borja, com a colaboração do tenente Mário Portela Fagundes e do capitão Luiz Carlos Prestes.
O movimento foi deflagrado no dia 28 de outubro de 1924, pelolevante do Primeiro Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo, comandado por Prestes e Mário Portela. Outras unidades militares gaúchas aderiram ao levante. A burguesia local, representada por caudilhos ligados a Assis Brasil, e insatisfeitos pelos privilégios dados pelo governo aos estados de São Paulo e Minas Gerais, uniram-se aos rebeldes.
Sem coordenação e uma unidade de proposta revolucionária, osrevoltosos foram logo dominados e reprimidos por tropas legalistas do governo gaúcho, só restando a resistência na região de São Luís Gonzaga, onde Luiz Carlos Prestes reuniu todas as tropas rebeldes remanescentes dos diversos contingentes sublevados. Cercados em dezembro de 1924, pelas tropas legalistas, os rebeldes gaúchos romperam o cerco e rumaram para o norte, para ajudar as tropas rebeldespaulistas, cercadas pelo exército federal comandado pelo general Rondon.
No dia 12 de abril de 1925, as tropas rebeldes gaúchas encontraram-se com as tropas paulistas, em um momento histórico acontecido na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Juntas, as tropas rebeldes propuseram manter acesa a luta dos tenentistas, atraindo, em uma tática de guerra em movimento, atraindo as tropas legalistas para ointerior do Brasil.
Após a junção, as tropas foram reorganizadas, criando-se a Primeira Divisão Revolucionária, constituída por duas brigadas: “São Paulo” com cerca de 700 homens, e “Rio Grande”, com cerca de 800 homens; sendo comandadas pelo major Miguel Costa, oficial de maior patente, promovido pelo general Isidoro Dias Lopes a general de brigada. Juntas, as duas brigadas contavam com menos de1500 homens. Algumas mulheres gaúchas e paulistas faziam parte das colunas, acompanhando os seus maridos.
Assim, a Primeira Divisão Revolucionária, que seria chamada de Coluna Miguel Costa – Prestes, atravessou o rio Paraná, rumando para o Mato Grosso, dando seqüência à revolução tenentista, começada em São Paulo. A grande Coluna não seguia qualquer linha ideológica. O inimigo era o governo daRepública Velha e suas oligarquias. Apesar da luta por benefícios populares, como o voto secreto e o ensino primário estendido a todos, a proposta mais definida era quebrar com o monopólio rural nas grandes decisões do país, permitindo maior participação da sociedade ascendente urbana. A marcha reunia homens que não tinham grandes armamentos ou munições, que prosseguiam sem nenhum pagamento. Parasobreviverem, apossavam-se de animais e mantimentos alheios, deixando um termo de compromisso assinado por Luiz Carlos Prestes, de a que o ato era um empréstimo e não um saque, e que seriam indenizados quando a revolução fosse concretizada.
Apesar de comandada pelo general Miguel Costa, a competência de Luiz Carlos Prestes gerou-lhe prestígio e o respeito do líder paulista, que na prática,entregou-lhe o comando da Coluna.
Um dos principais objetivos da Coluna era aliciar o maior número de pessoas à causa. Por este motivo, procuravam manterem-se próximos da população dos vilarejos por onde passavam. Não lhes era permitido saques, agressões ou estupros. Mesmo com uma política conciliadora, incidentes foram registrados durante a longa marcha da guerra em movimento. Curiosamente, o nordeste...
tracking img