A coleta seletiva e a reciclagem de lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo
têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Esta publicação tem como finalidadeindicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva.

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida emque sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Coleta seletiva no pão de açúcar

RECICLAGEM

Referências em programas de sustentabilidade, as Estações de Reciclagem do Grupo Pão de Açúcar estão presentes em três bandeiras do Grupo (Pão de Açúcar e Extra), gerando benefícios ambientais, sociais e de relacionamento não sócom clientes mas também com fornecedores.

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizar pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nas suas lojas. Numa parceira firmada em 2001 com a Unilever, foram criadas as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, queviraram referência no setor e hoje é o maior e mais antigo programa de reciclagem do varejo no País. Seu grande sucesso pode ser traduzido em números. Desde sua criação, as 110 estações espalhadas por todo o Brasil, presentes em 31 municípios dos Estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Goiás e Distrito Federal, já arrecadaram 32 mil toneladas de recicláveis. Sóem 2009, foram coletadas 7 mil toneladas de materiais. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, uma vez que a ação dá a destinação correta a tudo o que é coletado, o programa beneficia também 33 cooperativas de coleta e reciclagem, gerando renda à cerca de 550 trabalhadores.
Estações de Reciclagem Extra H2OH!

O Extra e a H2OH! se uniram para expandir o programa das Estações de Reciclagempara uma outra bandeira do Grupo Pão de Açúcar. Surgiram então as Estações de Reciclagem Extra H20H!. O programa tem como objetivo diminuir a extração de recursos naturais, gerando menos resíduos na natureza e contribuindo assim com a preservação do meio ambiente. Os postos de coleta foram implementados nas lojas em 2008 e, só no ano passado, somaram um total de 594,1 toneladas de materiaiscoletados, o que representa um crescimento de 115% em relação ao primeiro ano de investimento. Hoje, são 78 estações de reciclagem, montadas nas lojas de 26 municípios de 15 Estados brasileiros e no Distrito Federal. O programa envolve ainda 18 cooperativas e 157 trabalhadores, gerando renda para a comunidade, que se beneficia com a venda desses materiais.

CAIXA VERDE

Com o objetivo de diminuir oimpacto ambiental dos produtos comercializados pelas lojas, o Caixa Verde é uma programa inédito de reciclagem pré-consumo, atuando diretamente na hora da compra. O programa oferece a possibilidade ao cliente de descartar suas embalagens de plástico e papel, livre de resíduos de alimentos, em urnas especiais no momento em que passa pelo caixa. Desenvolvido em parceria com o Centro UniversitárioPositivo (Unicenp), do Paraná, o programa não é apenas um projeto de preservação ambiental, mas uma ação de inclusão social, uma vez que as embalagens arrecadadas são encaminhadas para uma cooperativa de reciclagem, gerando trabalho e renda a seus cooperados. A iniciativa, que existe desde 2007, já foi implantada em 38 lojas da bandeira Pão de Açúcar e, em 2009, mais 10 lojas da rede Extra e desde...
tracking img