A Coleta Seletiva Trabalho De Coleta Seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

HISTÓRIA DA COLETA SELETIVA DE SANTO ANDRÉ
A Coleta Seletiva em Santo André foi implementada 1998. A partir de 06 de Outubro de 1999, a coleta seletiva porta a porta passou a atender 60% da população de Santo André, e a partir do momento em que foi atingido o percentual de 100% (26/04/2000), ela se tornou um instrumento efetivo no gerenciamento dos resíduos na cidade, possibilitando oaproveitamento de parte dos recicláveis gerados e diminuindo a quantidade de resíduos a serem dispostos no Aterro Sanitário do Município.
O sistema de coleta seletiva porta a porta é disponibilizado com caminhão compactador, que coleta os resíduos secos ou recicláveis, duas vezes por semana, em dias e horários específicos, em todos os bairros da cidade.
Esses recicláveis são descarregados emfossos de recepção para posterior encaminhamento para a triagem através de esteiras mecânicas. Algumas amostras dos recicláveis descarregados foram ensaiadas (GRIPP, OLIVEIRA, 2000) para obtenção de uma estimativa do peso específico aparente dos mesmos, antes da triagem. Observou-se uma variação elevada entre o peso específico das amostras, o que já era previsível, mas foi possível determinar agrandeza desse peso específico (em torno de 80 kgf./m3 ou 0,78KN/m³).

A DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO
A operação da camada nº 13 iniciou-se em 15/07/1998, com fechamento em 15/02/1999. A partir de 16/02/1999 foi iniciada a operação da camada nº 14, que teve o seu fechamento ocorrido em 15/10/1999. A camada de nº 15, por conseguinte, teve seu início em 16/10/1999 e com fechamento em08/06/2000. Já a camada de nº 16 teve seu início em 09/06/2000 e fechamento em 08/01/2001.










A Coleta Seletiva da Cidade de Santo André
COMO É FEITA
A palavra Lixo, não deve mais ser utilizada, porque Lixo significa não ter mais utilidade para nada, ao contrário do nosso Lixo que tem grande valor, si bem inspecionado, a média que cada pessoa produz 1 kg deLixo por dia, ou seja, toneladas de lixo são coletadas diariamente pela Coleta Seletiva de Santo André.
Nas cidades de países de primeiro mundo, a Coleta Seletiva já existe, e faz parte no ambiente das pessoas, a cidade de Santo André viabilizou esse programa e resolveu investir no projeto, em 1997 implantou um projeto piloto da Coleta Seletiva em algumas regiões da cidade.
Os principaisobjetivos eram aliviar o aterro sanitário da Cidade, reduzir gastos e melhorar a qualidade de vida e criar mais oportunidades de emprego, deu muito certo o programa, que no ano de 2000 foi implantada em toda a Cidade, a partir daí a conscientização em Santo André começou a se incorporar nas pessoas beneficiando a todos. O primeiro passo para fazer corretamente a Coleta Seletiva e obter sucesso, épreciso planejar e gerenciar corretamente as estratégias a serem utilizadas, na cidade de Santo André, a Coleta Seletiva é feita tendo o primeiro a ajuda da população ou seja cada um separa seu resíduo úmido, como óleo de cozinha, produtos de higiene que já tiveram uso entre outros, dos Resíduos Secos Recicláveis, como papel, plásticos alumínios e diversos produtos que possam ser reutilizados, osegundo passo é saber os horários corretos que o caminhão passará para fazer a coletagem,são 118 bairros que existem na cidade, e todos tem o cronograma correto para preencher esse planejamento de Coleta, existem Dias e Horários para Coleta Seletiva de Resíduos Úmidos para Resíduos Secos e Recicláveis, somente na região Central, por ter alto índice de movimentação de pessoas, a Coleta Seletivaé feita Diariamente, além de existir também as Estações de Coleta Seletiva, são cerca de 16 pontos estratégicos espalhados pela Cidade com horários de atendimento alternados com muita disponibilidade, cada Morador da Cidade podem levar para as Estações o máximo de 1 Metro de Resíduos, por isso conscientizar se sobre o assunto é muito valido, além disso descarte irregular de lixo é crime....
tracking img