A coisa q nunca mente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de “A coisa nunca mente.”

"Não existe religião alguma que seja falsa. Todas elas respondem, de formas diferentes, a condições dadas da existência humana." (E. Durkheim)

O texto “A coisa que nunca mente” trata da questão do poder da religião sobre a vida humana. Também fala sobre os símbolos que o homem utiliza como forma de fé, sentimento e etc... Sejam elas objetos,figuras simples que fazem com que o homem utilize delas para outros significados que leva o autor a pensar sobre a veracidade ou a falsidade dos fatos.
Com alguns exemplos simples ele demonstra como essas coisas mudam ou ganham um significado novo dependendo de como é empregado em determinada situação.

Um homem dá flores, bombons a uma moça, sabemos que esses são coisas normais quevieram da natureza, ela poderia tê-las plantado, ou os tê-los produzidos, mas o fato de receber de alguém muda o simples ato de dar, entregar, por um gesto de carinho, afeto, amor.

Uma aliança sendo ela de prata ou ouro é apenas um objeto, assim sendo qualquer um poderia chegar a uma loja e comprar uma como se faz com um anel qualquer, mas culturalmente para o homem este é um símbolo decompromisso, aprendemos dede criança que quando duas pessoas se casam, na cerimônia de matrimônio, os noivos trocam alianças e essas devem ser usadas na mão esquerda, porque ela ali colocada significa que a pessoa é casada.

Com exemplos como esses percebemos a interferência da religião na vida do homem, da sociedade fazendo com que ela estando a seguir suas leis, tomando consciência que nãopode matar, roubar, fazer qualquer outro tipo de mal a seu próximo, mas sim ajudando, cuidando e respeitando o próximo, também está respeitando seu Deus, e ele estará feliz e lhe proverá um bem maior, e que todos os dias de sua vida não lhe faltará nada, tudo será lhe oferecido em abundância.

O autor fala também de algumas coisas que na visão utilitária, seriam sem sentido, ou objetivoalgum de significar algo para alguém. No entanto transformam-se em símbolos quando empregado a favor dos sentimentos de quem o faz, ou de quem o admira.

Exemplo prático disso é a arte. O homem é um ser racional e forte, mas para conseguir manter seu equilíbrio precisa sustentar não só seus músculos ou seu cérebro, mas também seu coração. Este órgão vital responsável pelo bombeamento do sangueoxigenado pelo corpo todo, também é um símbolo muito usado pelo homem para expressar o seu sentimento. Quando o homem diz dar o coração a uma mulher, está entregando não seu órgão, que afinal se o pudesse tirar do peito morreria, mas diz entregar a ela todo seu amor, seu sentimento.

A religião ensina ao homem que para que ele possa viver em paz, tranquilo e feliz, seu coração tem que estar“limpo” também, mas, não de sujeira, mas limpo de toda mágoa, culpa, qualquer outro sentimento que lhe aflige e lhe faz mal.

Então segundo essa idéia dos sentimentos que tomam conta do espírito humano, os artistas, sejam eles pintores, músicos, poetas, escritores, escultores e etc... quando estão criando suas obras, para o olhar do descrente estão apenas exercendo uma atividade prática,para os religiosos eles estão exprimindo seus sentimentos, estão colocando para fora tudo aquilo que lhe toma o pensamento, o momento que está vivendo, os desejos, ansiedade, os anseios, sonhos, medos e etc... Estão entregando ali seu coração, todo seu amor de tal forma que o espectador dependendo da forma que o olhar passa a admirar a obra e o seu feitor por sua idéia.

Exemplo como opintor e escultor Michelangelo que muito religioso desde pequeno, criava suas esculturas com contornos perfeitos do homem em pedras e telas. Obras como “A Criação de Adão” e a escultura de Pietá mostram seus traços religiosos.
Outros pintores intitulados de abstratos como Kandinsky demonstra através de formas geométricas, seus pensamentos, e sentimentos.

Mediante os diversos fatores o autor...
tracking img