A Clonagem Terap Utica

997 palavras 4 páginas
Tipos de Clonagem e a Ética

Trabalho realizado por:
- Bruna Garcia nº 6
- Inês Veiga nº13
- Maximilian Martau nº18

Introduçao;
Alguns tipos de Clonagem Natural;
Tipos de Clonagem Induzida
Clonagem Reprodutiva;
Clonagem Terapêutica.
Problemáticas associadas ao tema;
Argumento contra a tese;
Argumentos a favor da tese;
Conclusão;
Bibliografia.

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia, tendo por objetivo analisar a componente ética do tema clonagem.
A clonagem é um processo biológico que consiste na produção de indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de ADN (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.

Existem dois tipos de clonagem: natural e induzida.

A clonagem natural refere-se à obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo, por processos de reprodução assexuada, tais como: bipartição, partenogénese, multiplicação vegetativa, gemulação, esporulação e fragmentação.
A clonagem induzida é uma técnica de engenharia genética aplicada aos seres vivos, ligada a pesquisa científica, tendo em vista fins reprodutivos e terapêuticos. É este último tipo que tem levantado inúmeras questões éticas, que põem em causa a sua viabilidade e os impactos que tem sobre o princípio da identidade.
Assim, neste trabalho, vamos abordar o tema, mais profundamente, tanto a nível científico como filosófico.

Clonagem Reprodutiva

Processo que se baseia na multiplicação artificial de seres vivos através da transferência nuclear da célula somática (SCNT). Envolve o recurso a barrigas de aluguer e trabalho manual sob microscópio, pelo que todo o processo de

Relacionados