A clínica fenomenológica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica.
Elaine Pessoa1
Luciane Rocha2
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda3
RESUMO
O presente artigo abordaaquilo que a clínica da fenomenologia e a filosofia descreve acerca do conceito de existência, aqui definida como cuidado de si, culminando em método fenomenológico, onde definimos como estudo daconsciência. Observa-se também as transformações sofridas pelo método fenomenológico para a análise da existência. E por fim, a extensão da análise existencial para a psicoterapia da clínica fenomenológica.Contrastamos ainda, as descrições do processo terapêutico existencial quanto às evidências empíricas, na qual a resistência tradicional ainda é presente, porém com certa abertura. Assim sendo, aolongo da história, o método fenomenológico vem perdendo foco e dando lugar a análise existencial que ruma para uma abordagem psicoterapêutica bem mais integrada.
Palavras-chave: ação clínica;fenomenologia; existência.

INTRODUÇÃO
O termo clínica fenomenológica abrange várias modalidades de diagnóstico e descrições referentes aos sintomas, aos impedimentos funcionais, à qualidade de vida, aodecurso da doença, às respostas diferenciais ao tratamento, e aos equivalentes genéticos. Ela seria, portanto, uma descrição abrangente, incluindo pacientes e não pacientes, tendo como objetivo acompilação exaustiva de dados que permitam ampla compreensão da doença, ou seja, o estudo da própria doença, sua manifestação, história e contexto.
O termo fenomenologia trata-se na verdade de umaextensão do uso de verbete oriundo da filosofia alemã setecentista e ganhou destaque no início do século XIX com as filosofias de William Hamilton e de Georg W. Hegel. Este primeiro acreditava que seriapreciso diferenciar o conhecimento da crença e o segundo destacava a descrição histórico-racional da experiência que a consciência faz de si mesmo em seu desenvolvimento dialético.
Contudo os dois... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). A clinica fenomenologica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Clinica-Fenomenologica-Existencial-e-a-A%C3%A7%C3%A3o/841858.html

MLA

"A clinica fenomenologica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Clinica-Fenomenologica-Existencial-e-a-A%C3%A7%C3%A3o/841858.html>.

MLA 7

"A clinica fenomenologica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Clinica-Fenomenologica-Existencial-e-a-A%C3%A7%C3%A3o/841858.html>.

CHICAGO

"A clinica fenomenologica-existencial e a ação terapêutica numa perspectiva histórica." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Clinica-Fenomenologica-Existencial-e-a-A%C3%A7%C3%A3o/841858.html.