A Civilizaco do ocidente medieval - fichamento - Legoff

1378 palavras 6 páginas
A Civilização do ocidente medieval
Capitulo I – A instalação dos bárbaros (Séculos V-VII)
O autor inicia listando certos fatos que demonstravam a decadência do império romano. Estabelecendo que a principal causa para as invasões era interna, movida por uma politica muito conservadora, onde não haviam mais inovações técnicas e a economia baseada na guerra não mais sustentava o império. Além disso, a importância de Roma como centro do império caiu para outras regiões que se emanciparam culturalmente, como aconteceu com os galeses e os orientais, que passaram a exercer mais influência no império. E enquanto o oriente prosperava comercialmente, as cidades do ocidente, segundo o autor, se afundavam.
As invasões barbaras do séc.III agravaram a crise pela qual o império passava, deixando serias marcas na economia romana. Nesse século também passaram a adotar a política de aceitação dos bárbaros como federados ou aliados, para conter seu avanço.
Jordanes é uma fonte muito rica a respeito dos godos. Apesar de ser tendencioso, por ter origem barbara e de ser tardia, ela utiliza uma documentação séria.
Amiano Marcelino já é citado como uma fonte romana e altamente preconceituosa. Isso pode ser percebido em seu relato exagerado dos Hunos.
Santo agostinho vai de encontro a esse pensamento preconceituoso. Ele não trata os bárbaros como mais selvagens ou violentos do que os romanos, mas sim de forma semelhante.
Salviano, padre de Marselha, tem uma opinião interessante da causa das invasões, atribuindo a culpa aos próprios romanos, que segundo ele, eram inimigos deles mesmos. Um bárbaro pecar, para ele, não era grave, pois este não conhecia a religião, ao contrário de um romano cristão. Além disso, ele também atribui uma das causas à superioridade militar dos bárbaros. A sociedade romana era repleta de injustiças e desigualdade, e portanto, muitos romanos chegaram a se refugiar com os inimigos.
Themistius tinha uma visão otimista da fusão entre bárbaros e romanos, porem os

Relacionados