A ciencia coo forma d econhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARAÚJO, Carlos. A. Ávila(2006); A Ciência como forma de conhecimento. Ciência & Cognição: Ano 03 Vol 08. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/

A ciência como forma de conhecimento

Examina-se as peculiaridades á respeito da ciência como forma de conhecimento, e um panorama nas diversas formas de conhecimento como: o senso comum, a filosofia, a religião e ideologia. Onde edefinido o conhecimento cientifico embasados no alicerce de diversos autores, e questiona-se a singularidade da ciência a inter-relação contemporânea da pós-modernidade onde sobressai a ciência por objeto de problematização.
A ciência e o conhecimento científico são definidos de maneiras diferentes pelos diversos autores que se lançam á tarefa sobre eles. Algumas definições são bastante semelhantes,outras levantam algumas diferenças. Contudo, a maior parte dos que buscam definir a ciência concorda que “ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes” ( Lakatos e Marconi, 1986: p.17).
E indispensável expor as diversas formas de conhecimento, porem, e conveniente explicitar segundo o autor o que se compreender porconhecimento e o método ou processo de conhecer.
Conhecer é atividade especificamente humana. Ultrapassa o mero “dar-se conta de”, e significa a apreensão, interpretação. Conhecer supõe a presença de sujeito; um objeto que suscita sua atenção compreensiva; o uso de instrumentos de apreensão; um trabalho de debruçar-se sobre. Como fruto desse, ao conhecer, cria-se uma representação do conhecimento-que já não é mais o objeto, mas uma construção do sujeito. O conhecimento produz, assim, modelos de apreensão- que por sua vez instruir conhecimentos futuros. (França, 1994. P.140).
O processo de conhecer envolve o sujeito que conhece o “objeto” á ser conhecido, esse sujeito que vai em busca de conhecer o objeto, e dito processo de conhecimento. Dentro do processo de conhecimento ocorrem duasdinâmicas antagônicas, duas posições fundamentais.
A abertura para o mundo, a cristalização (ou enquadramento) do mundo. Conhecer significa voltar-se para a realidade, e “deixar falar” o nosso objeto; mas conhecer significa também apreender o mundo através de esquemas já conhecidos, identificar no novo a permanência de algo já existente ou reconhecível. O predomínio de uma ou outra dessastendências tem efeitos negativos, e é através de seu equilíbrio que se pode alcançar o conhecimento ao mesmo tempo atento ao novo e enriquecido pelas experiências cognitivas anteriores. (França, 2001: p.43).
Com as dinâmicas expostas podem-se diferenciar as diversas formas de conhecimento, dentro dessa forma de conhecimento temos o senso comum, onde e obtido através do cotidiano, através deexperiência, e absorvido por intuição, se tornando limitado de reconhecer conhecimentos de difícil apreensão e complexo. Segundo Lakatos e Marconi (1986: p.18) o senso comum e designado como, conhecimento vulgar ou popular, assistemático e acrítico, tendo como característica primordial, a superficialidade, e sensitivo, subjetivo, assistemático, acrítico, valorativo, reflexivo, verificável, falível einexato.
O senso comum não se importar com a estrutura de organização das ideias, perdendo até mesmo a harmonia, se tornando um conhecimento fora de ordem lógica, onde Demo afirma:
Não possui sofisticação. Não problematiza a relação sujeito/objeto. Acredita no que vê. Não distingue entre fenômeno e essência, entre o que aparece na superfície e o que existe por baixo. Ao mesmo tempo, assumeinformações de terceiros sem os criticar. (Demo; 1985. p.30).
O senso comum tendo característica da não organização dos fatos, ele tem um traço de imediatismo onde é transmitido através da educação, obtido por experiências anteriores, e repassado informalmente.
Dentre as diversas formas de conhecimento, existe outra milenar, chamada de conhecimento religioso, que presumi existir um Ser, onipotente e...
tracking img