A cidade Aniga de Fustel de Coulanges

7121 palavras 29 páginas
A CIDADE ANTIGA
Fustel de Coulanges

“ O verdadeiro conhecimento dos povos gregos e romanos exige que os estudemos sem a idéia fixa de considerá-los como nós, dado o fato de sermos seus herdeiros culturais; é preciso estudá-los como se nos fossem inteiramente estranhos...”
Religião, política, costumes, instituições - o erudito historiador Fustel de Coulanges realiza um estudo exaustivo da formação da cultura e Estado clássicos, seu desenvolvimento, dinâmica, características e transformação ao longo do tempo que perdurou a civilização greco-romana. Descreve-se e se analisa seu florescimento, ascensão e queda.
Foi professor de História Medieval na Sorbonne e devido aos métodos de pesquisa que utilizou, é tido como um dos precursores da moderna historiografia francesa. Dois princípios fundamentais norteiam o estudo de Coulanges.
Segundo princípio é a necessidade e condição sine qua non de considerar as crenças religiosas desses povos para compreender suas instituições em geral, sem o que estas surgirão obscuras, extravagantes e inexplicáveis diante de nossos olhos

BIOGRAFIA

Nascido em Paris, de uma família da Bretanha, depois de estudar na École Normale Supérieure, foi enviado para uma escola francesa em Atenas em 1853. Dirigiu algumas escavações em Chios e escreveu uma nota histórica sobre a ilha. Depois de seu retorno ele desempenhou vários trabalhos educacionais e adquiriu o título acadêmico de doutor com duas teses: cultus de Vestae da libra no valuerit do publicisque dos privatis do veterum dos institutis e Polybe, ou la Grèce conquise par les Romains em 1858. Nestes trabalhos suas qualidades distintivas foram reveladas.

Seu conhecimento minucioso da língua das instituições gregas e romanas, acoplada com sua baixa estimativa das conclusões de eruditos contemporâneos, conduziu-o direto aos textos originais, que leu sem polarização política ou religiosa. Entre 1860 a 1870 foi professor de história na faculdade das

Relacionados