A ciência econômica é consolidada com a escola clássica. o marco fundamental é a obra uma investigação sobre a natureza e causas da riqueza das nações (1776), do escocês adam smith (1723-1790). após a morte de smith,

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Teoria

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdadeeconômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovaçõestecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavama política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
A teoria de Adam Smithfoi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

Conclusão sobre Adam Smith


O pensamento de A. Smith estrutura-se basicamente a volta dapreocupação com o processo de crescimento económico, ou seja, as causas do aumento do poder produtivo do trabalho e a sua distribuição por diferentes classes da sociedade.
O que de mais importante ajuda aexplicar esse crescimento económico é a divisão de trabalho, e a pré condição da divisão do trabalho é a acumulação de capital. Smith advoga aquilo que ele descreveu como liberdade natural, cuja principalcaracterística é a liberdade individual de cada um de competir com outro, com a mínima intervenção do estado. E a principal razão para a qual o governo necessita intervir no crescimento económico é degarantir um sistema de justiça.

Teoria de Fayol
Fayol pensa a administração a partir do alto, ou seja, do topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas de gestão para aumentar aeficiência de qualquer tipo de organização (empresa).
Para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano, sempre presente nas organizações e, apesar de ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adam smith
  • A riqueza das nações, adam smith.
  • A riqueza das nações
  • adam smith a riqueza das nações
  • Adam Smith e a riqueza das nações
  • A riqueza das nações, adam smith
  • A Riqueza das Nações de Adam Smith
  • O trabalho em Adam Smith (1723 – 1790)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!