A CHEGADA DO EUCALIPTO EM RIO CLARO E OS SEUS BENEFICIOS PARA A SOCIEDADE RIOCLARENSE.

6722 palavras 27 páginas
A CHEGADA DO EUCALIPTO EM RIO CLARO E OS SEUS BENEFICIOS PARA
A SOCIEDADE RIOCLARENSE.

Diógenes dos Santos Rodrigues
Christian Fausto (Orientador)
Universidade Estadual de Maringá - UEM
Especialização em História e Humanidades

RESUMO
Pretendemos analisar a questão da silvicultura do eucalipto na cidade de Rio Claro (SP) no inicio do século XX, em particular sobre os benefícios e impactos ambientais que essa atividade trouxe para a sociedade rio-clarense.
ABSTRACT
We intend to analyze the issue of forestry of eucalyptus in the city of Rio Claro (SP) at the beginning of the twentieth century, particularly on the benefits and environmental impacts that this activity has brought to society rioclarense.
PALAVRAS – CHAVE
Eucalipto, Rio Claro, Sociedade.

1. INTRODUÇÃO
Trazido da Austrália, o eucalipto (Eucalyptus sp.) foi introduzido na região de
Rio Claro pelo engenheiro agrônomo Dr. Edmundo Navarro de Andrade, fazendo com que este se tornasse a grande “aposta” da Companhia Paulista de Estradas de Ferro posto que, no inicio do século XX, esta se encontrava em pleno desenvolvimento no interior paulista.
Navarro de Andrade graduou-se em Coimbra, tendo recebido, logo após seu regresso ao Brasil, o convite para assumir o posto diretor do Horto florestal de Jundiaí
(SP) desenvolvendo então essências vegetais de valor econômico. Através de pesquisas e ensaios com uma série de espécies, Andrade concluiu que o eucalipto sobrepujava as demais culturas fazendo com que a Companhia Paulista das Estradas de Ferro optasse pelo plantio em escala dessa espécie (ANDRADE, 1961, p. 58).

1

Deste modo, com a necessidade da aquisição de novas terras pela Companhia, a cidade de Rio Claro foi escolhida para abrigar a estufa onde seriam desenvolvidas as mudas de eucalipto deste projeto, que tinha como objetivo abastecer a indústria férrea com combustível (lenha) e também com os dormentes para os trilhos.
Segundo Santos (2002, p. 189), o atual Horto

Relacionados

  • Plantas medicinais presentes nos quintais de pontes e lacerda - mt
    10848 palavras | 44 páginas
  • livro estudos agrários
    93062 palavras | 373 páginas
  • publicado 35968 2015 06 23 2355a032cf4026f5f21083ad32141691
    246899 palavras | 988 páginas