A charge como canal para mensagens utilizando o recurso linguístico da ironia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
Pratica de pesquisa
Herbet Pereira Duarte
TURMA 2011.1




























Tema: A charge como canal paramensagens utilizando o recurso linguístico da ironia.
Problema: Por que há pouco uso deste recurso no ensino de base?
Hipóteses: Despreparo; desenteresse; Descrença.
As possibilidades aserem analisadas partem do despreparo dos profissionais da área de educação para utilizar esta ferramenta, que sendo aparentemente simples envolve um complexo esquema estrutural, docontrário, a mensagem, que seria o alvo do texto, se perde. Existe também o desenteresse das entidades e profissionais de educação, que se prendem ao tradicional esquecendo que naprática diária o aluno tem contato com a vida real, com seus erros gramáticais e suas charges. Alguns nem acreditam que seus alunos sejam capazes de entender um texto ironico com duplosentido.
Objetivo: Este artigo pretende debater os motivos pelos quais a charge e a ironia são pouco utilizadas no ensino de base, visto que, a escola prepara o aluno para a vida e nocotidiano, este aluno irá encontrar muito deste estilo de linguagem. Ao sair para a escola o aluno encontra charges em outdoors. Ao assistir a programação da TV ele encontra charges. Aoler um jornal ou revista também a encontrará. Em uma prova de concurso como o vestibular, certamente ela será usada. São muitas as oportunidades de observar este recurso e muita vezo aluno não consegui assimilar o conteúdo da mensagem por falta de intimidade com o assunto.
Justificativa: A charge é um instrumento com alto potêncial didático, que sendocorretamente usada pode beneficiar o estudante em diversas areas da vida, formando um cidadão com capacidade de julgar, criticar, reclamar, escolher, avaliar, argumentar e muito mais.
tracking img