A celesc distribuição s.a., o novo serviço público e a gestão social de forma a promover a cidadania deliberativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5

1 INTRODUÇÃO

A discussão sobre gestão social não é nova e remonta à década de 20 do século passado, quando o próprio Henry Ford já discutia a participação das empresas com medidas de inclusão, por meio da geração de emprego. A partir da década de 90 esta idéia consolidouse com o início da chamada “globalização da economia”. A preocupação com o alto índice de exclusão, desemprego e,sobretudo, com o aumento considerável da miséria no Brasil, a responsabilidade social surge como uma alternativa do Estado e da sociedade para diminuir as diferenças sociais. Este trabalho se propõe a analisar o desempenho social de uma empresa pública, de economia mista, da área de distribuição de energia elétrica, com sede no estado de Santa Catarina, onde o governo detém o controle acionário. ACelesc Distribuição S.A. é a principal fornecedora de energia elétrica do Estado de Santa Catarina cobrindo o fornecimento de quase 92% da demanda de energia catarinense. Desta forma, ela é responsável por fornecer ao parque industrial do Estado a energia necessária para seu devido funcionamento, tornando-se indiretamente responsável pelo seu desenvolvimento sócio-econômico. Por isso, este estudo setorna extremamente importante para que seus consumidores possam analisar a visão sócio-ambiental, os investimentos em projetos na comunidade e principalmente poder exigir transparência e ética da companhia.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é identificar se a Celesc Distribuição S.A. exerce suas competências legais e desenvolve suas funções junto aos cidadãosnos moldes defendidos pela abordagem do Novo Serviço Público e da Gestão Social, de forma a promover a cidadania deliberativa.

6

1.1.2 Objetivos Específicos

- Identificar as ações desenvolvidas pela Celesc Distribuição S.A. no que diz respeito à gestão social e a promoção da cidadania deliberativa; - Analisar como a Responsabilidade Social é administrada pela Celesc Distribuição S.A. equal o entendimento da empresa sobre este tema; - Identificar a visão da empresa quanto ao desenvolvimento sustentável e sua integração com a estratégia corporativa.

7

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente a Responsabilidade Social é um instrumento fundamental para o Estado, como fomentador de políticas públicas, e, para as organizações, uma estratégia de mercado, pois em tempos de mundialização docapital, o diferencial é a atuação da empresa na comunidade onde ela se insere, como é o caso da Celesc Distribuição S.A.. É de fundamental importância que se tenha clara a diferença entre projetos assistenciais (pontuais, não planejados, táticos, aleatórios e não includentes) e ações socialmente responsáveis. Estas são permanentes, planejadas, estratégicas, coordenadas, e buscam a elevação daqualidade de vida e a inclusão social a médio e longo prazo. Portanto, tornam-se política permanente da empresa.

2.1 O NOVO SERVIÇO PÚBLICO E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA DELIBERATIVA

A Administração Pública atualmente, passa a adotar novos métodos de atuação voltados para a cultura do diálogo, de favorecer o trabalho da sociedade sobre ela mesma. Percebe-se que a administração depende davitalidade das intervenções sociais e da dinâmica dos atores sociais. Para Perez .(2004:221), “a administração assume hoje a função de harmonizar o comportamento dos atores sociais, procurando ser mais a transparente, distanciando-se dos modelos burocráticos puramente gerenciais e neoliberais”. O Novo Serviço Público expressa na liderança e na gestão dos órgãos públicos, um interesse renovado pelos valoresdemocráticos. No processo de construção da Gestão Democrática Participativa no Brasil essa “noção do Novo Serviço Público contribui na remodelação do Estado, para uma mudança de mentalidade na busca de uma gestão mais participativa”.(DENHARDT, 2004:175). Denhardt (2004:173) descreve o Novo Serviço Público como uma alternativa para a ‘Nova Gestão Pública’ Entende-se que a proposta do ‘Novo...
tracking img