A casoa edf e de ffedsdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tudo sobre a tecnologia da mobilidade.

Uma destas tecnologias, destinada ao uso em LANs (Local Area Networks) foi padronizada pelo IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc) através do grupo 802.11. Esta padronização garante a interoperabilidade entre produtos de diferentes fabricantes, como ocorre hoje com o Ethernet (padrão IEEE 802.3). Abordaremos a seguir diversosaspectos das WLANs (Wireless Local Area Networks).

COMPONENETES

A topologia de uma rede IEEE 802.11 é composta pelos seguintes elementos:

BSS - Basic Service Set - corresponde a uma célula de comunicação wireless.

STA - Stations - são as estações de trabalho que se comunicam entre si dentro da BSS.

AP - Access Point - funciona como uma bridge entre a rede wireless e a redetradicional. Coordena a comunicação entre as STA dentro da BSS

ESS - Estended Service Set - consiste de várias células BSS vizinhas que se interceptam e cujos AP estão conectados a uma mesma rede tradicional. Nestas condições uma STA pode movimentar-se de um BSS para outro permanecendo conectada à rede. Este processo é denominado Roaming.

ARQUITETURA

O IEEE 802.11 estabelece a padronização dascamadas física e de enlace para redes sem fio.

A camada física é implementada através de três diferentes especificações:

FHSS - Frequency Hopping Spread Spectrum

DSSS - Direct Sequence Spread Spectrum

IR – Infrared

As especificações FHSS e DSSS operam na freqüência de 2,4 GHz denominada banda ISM (Industrial Scientific and Medical) cujo uso é liberado sem necessidade delicenciamento.

Para o DSSS, seguindo a regulamentação do FCC (Federal Communications Commission) dos Estados Unidos, são disponíveis 11 canais na banda ISM sendo a potência máxima permitida de 4W. Estes 11 canais são parcialmente sobrepostos, de forma que em um mesmo site são possíveis até três diferentes canais vizinhos operando sem interferência.

A subcamada MAC (Media Access Control) da camada deenlace é implementada via mecanismo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access Collision Avoidance). Dois métodos são previstos:

Dentro desses, dois modos de operação são previstos:

Infrastructure mode - quando existe a presença de um AP coordenando a comunicação entre as estações de uma célula (BSS).

Ad-Hoc mode - quando não existe AP e as estações comunicam-se entre si diretamente. Este modonão é recomendado pelo padrão.

No primeiro método, semelhante ao mecanismo utilizado nas redes Ethernet, as estações que desejam transmitir "escutam" o meio. Quando o canal está livre a estação transmite, caso esteja ocupado ela aguarda a transmissão em andamento finalizar-se, espera um tempo aleatório e repete o procedimento de escutar o meio. Após transmitir a estação aguarda uma confirmaçãoACK (Acknowledgement) da estação receptora. Caso receba um ACK a transmissão ocorreu com sucesso, caso contrário haverá retransmissão.

No segundo método denominado Virtual Carrier Sense, a estação antes de transmitir reserva o meio por um determinado período de tempo através de um pacote RTS (Request to Send) que é confirmado via pacote CTS (Clear to Send), o qual faz com que todas asestações da rede atualizem seus NAV (Network Allocation Vector) de forma a reservar o meio para a estação solicitante pelo intervalo de tempo estipulado. A partir deste ponto a estação efetua a transmissão e aguarda confirmação - ACK - da recepção.

TECNOLOGIA

Tecnologias de redes sem fio estão se tornando populares nos últimos anos. O uso já disseminado da telefonia celular é uma constatação destefato. Novas tecnologias têm surgido para atender diferentes necessidades: Bluetooth, HomeRF, WAP, HiperLAN e WLAN são alguns exemplos.

Uma destas tecnologias, destinada ao uso em LANs (Local Area Networks) foi padronizada pelo IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc) através do grupo 802.11. Esta padronização garante a interoperabilidade entre produtos de diferentes...
tracking img