A casa ,a rua e o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*
| |
Vai para Conteúdo
As 7 piores pragas da história
Por Admin em Curiosidades. Visualizado 117534 vezes desde 23-10-2007  
| Dias atrás conversando com um amigo médico, ele confessou diante de amigos estupefatos que hoje em dia, se tivesse que escolher entre duas doenças, por exemplo, malária e AIDS, escolheria seguramente a segunda. Explicou que apesar da primeira doença sermilenar não existe nenhuma iniciativa favorável a extinção da mesma. Assim nasceu este tópico. |

Varíola (430 AC - 1979):
A varíola matou quase 500 milhões de pessoas só no século XX. O último caso registrado da doença ocorreu na Somália em 1977 e o seu vírus hoje é guardado em dois laboratórios governamentais bem vigiados, nos EUA e na Sibéria, Rússia. A pergunta é: Para quê estão guardando isto?Este sucesso de erradicação só foi naturalmente possível porque o único hóspede do vírus era o homem, pois o vírus é incapaz de infectar quaisquer outras células. Efeitos colaterais em longo prazo para sobreviventes incluem as cicatrizes de pele características. Efeitos colaterais ocasionais incluem cegueira devido a ulcerações córneas e infertilidade em sobreviventes masculinos.

A varíolafoi uma das principais responsáveis pela destruição das populações nativas da América após a sua importação da Europa com Colombo. Juntamente com o Sarampo, Varicela e outras doenças, ela matou mais de 90% (25% da mundial) da população do continente, derrotando e destruindo as civilizações Asteca e Inca

No início do século XVIII, a mulher do embaixador do Reino Unido na China propôs ainoculação de crianças com vírus vivo da varíola em Londres, prática muito comum no Império Otomano. Para convencer o povo, a própria família real inglesa foi inoculada publicamente. Recolhia-se pus de pústulas e com algodão introduzia-se numa pequena ferida. A mortalidade neste caso era de apenas 1%, já que o sistema imunológico tinha contato mais cedo com o vírus e a sua resposta era mais vigorosa.Edward Jenner em 1796 reparou que as mulheres que retiravam leite das vacas não apanhavam varíola e descobriu que a sua imunidade devia-se à infecção não perigosa com cowpox (vaccinia ou varíola das vacas). Ele propagou a prática de usar para inoculação antes o vírus vaccinia descobrindo a vacina contra a varíola, a primeira vacina criada. Esse método de imunização ainda se denomina hoje vacinadevido ao vírus vaccinia.

Classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980. No entanto, a doença voltou às manchetes de jornal, em virtude da suposição de que ela possa ser utilizada como arma biológica. Em conseqüência desses temores todo o contingente militar dos EUA foivacinado, assim como o presidente George W. Bush.

Gripe Espanhola (1918 - 1919):
Matou aproximadamente 50 milhões de pessoas em menos de 2 anos. A gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história juntos.

A pandemia caracterizou-se mundialmente pela elevada mortalidade, especialmente entre os mais jovens e pela freqüência das complicaçõesassociadas. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas.

A origem geográfica da pandemia de gripe de 1918-1919 é desconhecida. Foi designada de gripe espanhola pelo fato da Espanha, nãoparticipando da guerra, ter noticiado que civis em muitos lugares estavam adoecendo e morrendo em quantidades alarmantes.

Os primeiros casos conhecidos de gripe ocorreram em abril de 1918 em tropas francesas, britânicas e americanas, acampadas nos portos de embarque na França. Em menos de seis meses ela alcança toda a Europa e infecta todos os exércitos acampados naquele continente causando a...
tracking img