A carta de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1341 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Carta de Atenas foi elaborada por um grupo internacional de arquitetos depois de uma série de congressos nos quais se discutiu como o paradigma da arquitetura moderna poderia responder aos problemas causados pelo rápido crescimento das cidades, causados, entre outros fatores, pela mecanização na produção e as mudanças no transporte.
De modo geral, a carta analisao estado atual e critico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana, tendo sua fundamentação na analise de trinta e três cidades. Redigido e assinado por grandes arquitetos e urbanistas internacionais do inicio do século XX, entre os quais se destaca Le Corbusier; em novembro de 1933, em Atenas-Grécia.
A carta exalta que todas ascidades analisadas não cumpriam a sua função que é abrigar o homem e abrigá-lo bem; a mesma diz respeito à separação das áreas residenciais, de fazer e de trabalho, propondo, no lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade-jardim, na qual os edifícios se localizam em áreas verdes. Serviu também de inspiração para a arquitetura contemporânea. Seus preceitos influenciaram odesenvolvimento das cidades europeias após a Segunda Guerra Mundial. Marco histórico plano piloto de Brasília, de Lúcio Costa, é considerado como o mais avançado experimento urbano no mundo que tenha aplicado integralmente todos os princípios da carta.
A carta de Atenas propõe quatro funções básicas na cidade: habitação, trabalho, recreação e circulação.










HABITAR

Com ocrescimento das cidades e aumento da densidade populacional, ocorre uma expansão descontrolável, e junto a isso a população é privada de certos elementos indispensáveis: o sol, o espaço e a vegetação.
Para uma qualidade de vida aceitável cada moradia deve receber insolação mínima, afastamento satisfatório das vias e espaço verde.
O primeiro dever do urbanismo é pôr-se de acordo com as necessidadesdo homem, a saúde depende de sua submissão às condições naturais, desse modo, o sol deveria penetrar no interior de cada moradia, o ar deveria ser puro e o espaço deveria ser distribuído com liberdade, dessa forma, o sol, o ar e o espaço devem ser as matérias-primas do urbanismo.
A carta de Atenas prega a importância do zoneamento, para determinar a cada função seu devido lugar e reserva asmelhores áreas ao setor habitacional, proporcionando a todos uma melhor qualidade de vida.
As edificações devem estar a uma distancia significativa das ruas, determinando o espaço de veículos, pedestres e habitação; as construções mais elevadas devem ter sua altura previamente determinada, e mesmo assim devem obedecer a um afastamento significativo, para que entre elas o solo esteja liberto paraáreas verdes, é necessário estabelecer um limite para a superfície q será construída e a superfície que estará livre.







TRABALHAR

A expansão inesperada do maquinismo rompeu a situação harmoniosa entre a moradia e a oficina situadas uma perto da outra, o que transformou a fisionomia das cidades quebrando as tradições seculares do artesanato e dando origem a uma nova mão de obra anônima eestável.
Instalações das indústrias
Aproveitando as disponibilidades imediatas de habitação e de abastecimento das cidades existentes os fundadores das indústrias instalaram suas empresas na cidade ou em seus arredores a respeito do mal que isso poderia causar. Implantada no coração dos bairros habitacionais as fabricas espalhavam suas poeiras e seus resíduos.
Nomadismo da população operariaInstaladas na periferia e longe dos bairros elas condenam os trabalhadores a percorrer diariamente longas distancias em condições cansativas de presa e agitação fazendo-os gastar inutilmente uma parte de suas horas de lazer. Nas horas de pico a agitação é frenética e os usuários pagam caro do seu próprio bolso, uma desorganização que lhes proporciona horas de sacolejo somadas as fadigas do...
tracking img