A carta da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO: CIÊNCIAS JURÍDICAS







TRABALHO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO:
A CARTA DA TERRA
E SUA IMPORTANCIA PARA O MEIO AMBIENTE







Professora orientadora: MARIA RUTE
Aluna: CLEANI ALVES DE AQUINO
RA: 090635302






OSASCO
2013





A CARTADA TERRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Em 1987, a Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento através do documento “Nosso Futuro Comum”, recomendou a redação de uma nova carta sobre o desenvolvimento sustentável com o objetivo de ajudar a construir no século 21 uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.Em 1992, em um evento paralelo da Cúpula da Terra - Eco-92 - realizada no Rio de Janeiro, foi elaborada a primeira versão da carta. Após oito anos, a versão final foi lançada no Palácio da Paz em Haia em 29/06/2000 quando também foi assumida pela UNESCO e traduzida para 40 idiomas, e atualmente é apoiado por 4,6 mil organizações ao redor do mundo, inclusiveno Brasil.
A Carta da Terra é uma espécie de código de ética planetário, semelhante à Declaração Universal dos Direitos Humanos, só que voltado à sustentabilidade, à paz e à justiça socioeconômica.É, não só uma visão de esperança, mas também uma exortação pois visa conscientizar as pessoas da sociedade para a responsabilidade do bem-estar de toda a família humana e das futuras gerações.
Os benefícios do desenvolvimento social / econômico do planeta nunca foram divididos de uma formaigualitária, criando assim, as diferenças sociais. Como se não bastasse, o crescimento populacional sobrecarrega o sistema ecológico e social causando prejuízos irreparáveis para o equilíbrio ambiental. Para evitar o esgotamentodos recursos, a extinção das espécies, e a devastação total do meio ambiente, é necessária a urgente mudança de pensamentos e de atitudes por parte dos seres humanos.
Há conhecimento e tecnologia suficientes para abastecer a todos, mas cada um tem sua responsabilidade pelo presente e futuro da vida no nossoplaneta, e a importância da Carta é vital para a essa existência , pois ela gerou diálogo global em busca de uma proposta.
Com uma visão educativa, alerta sobre a importância da justiça social e econômica. Suas finalidades são destacadas numa lista de princípios éticos que declaram uma consciência coletiva em prol da defesa da natureza, proteção à liberdade, cultura da paz, respeito à vida em todasua diversidade, uma melhor administração do uso de recursos renováveis e não renováveis, postura de precaução , erradicação da pobreza, fim da discriminação racial, cor gênero,idioma,etnia,... A carta visa ainda a garantia dos direitos dos povos indígenas, a proteção aosanimais, evitando assim a extinção e a crueldade. A Carta da Terra enfim, é um grito alerta para evitar a extinção da vida no planeta Terra.





O TEXTO DA CARTA DA TERRA NA ÍNTEGRA:
PREÂMBULO
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra,...
tracking img