A carta da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cecília
Benevides
de
Carvalho
Meireles

Alunos .
Guilherme silva
Eduardo Moreira
Gabriel de Alencar
Jeferson Galdino





 Introdução
Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi poetisa, professora, pedagoga e jornalista.Uma das representantes da segunda fase do modernismo, tendo um papel importante literatura brasileira, já que foi nossa primeira grande escritora e a principalvoz feminina de nossa poesia moderna.

.Ela apresentou um estilo de poesia diferente - com algumas características neo-simbolistas. Abordou temas como a transitoriedade da vida, a efemeridade do tempo, o amor , o infinito, a natureza, a criação artística. Fazendo grande uso da musicalidade. 

Neste trabalho falaremos da vida e da obra dessa nomeada autora brasileiraBibliografia

Livro de português metodista 3° ano.
























Conclusão

Dentro de uma fase em que o modernismo se voltava para as lutas políticas, para uma produção que tinha como objetivo "educar" e conscientizar, Cecília Meireles consagrou e popularizou uma literatura intimista e introspectiva.
Seus poemas têm um cuidado muito grandecom a musicalidade e são envoltos em um universo muitas vezes de sonho, de fantasia, e até de solidão. E há também a presença do tempo, ou melhor, pela passagem dele (transitoriedade).
 
Suas obras marcaram o modernismo, tornando-a uma importante escritora brasileira.Seus poemas não lidos e apreciados até os dias de hoje, influenciando diversos autoresCecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.
Biografia
Órfã de pai e de mãe, Cecília foi criada por sua avó portuguesa, D. Jacinta Garcia Benevides. Aos nove anos, elacomeçou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de 1913 e 1916 e estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.
Em 1919, aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, Espectros, um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, herançasdo Simbolismo e técnicas do Classicismo, Gongorismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.
No ano de 1922, ela se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor eengenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, falecido em 1972. Dentre as três filhas que teve, a mais conhecida é Maria Fernanda que se tornou atriz de sucesso.
Teve ainda importante atuação como jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil. Observa-se ainda seu amploreconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata, entre outros. Com eles traz para a poesia infantil a musicalidade característica de sua poesia, explorando versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração, a assonância e a rima. Os poemasinfantis não ficam restritos à leitura infantil, permitindo diferentes níveis de leitura.
Em 1923, publicou Nunca Mais… e Poema dos Poemas, e, em 1925, Baladas Para El-Rei. Após longo período, em 1939, publicou Viagem, livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.Católica, escreveu textos em homenagem a santos, como Pequeno Oratório de Santa Clara, de 1955; O...
tracking img