A capoeira como atividade motora para crianças com sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A síndrome de down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético. As crianças com síndrome de down tende a ter uma dificuldade nas habilidades motoras e desenvolvimentofísico mais lento do que crianças que não nasceram com esse distúrbio. As dificuldades motoras das crianças com síndrome de down apresentam tendência espontânea para a melhora porque o seu sistemanervoso central continua a amadurecer com o decorrer do tempo (Reis filho; Schuller, 2010).
Uma maneira interessante de se trabalhar a coordenação motora é praticando a capoeira, essa luta pode ajudarna melhora da destreza motora dessas crianças especiais, dando a elas, riqueza de movimento, a coordenação, o equilíbrio, a velocidade, a destreza, a agilidade, a flexibilidade e a resistência(Franco, 2004). Claro que tudo isso em menor escala comparado a crianças normais, já que o desenvolvimento das crianças com síndrome de down é mais lento se comparado a outras crianças.

A capoeira éuma manifestação da cultura brasileira, ela é um jogo, uma luta e uma dança tudo ao mesmo tempo. A capoeira surgiu com a junção de vários elementos culturais dos africanos que para aqui vieram comoescravos, ela foi criada como uma maneira dos escravos se divertirem e se defenderem.

A capoeira é um ótimo método de estimular o desenvolvimento motor das crianças portadoras da síndrome de down,é uma maneira lúdica dessas crianças se desenvolverem fisicamente, ter maior motricidade, melhorar a convivência com as pessoas e maior concentração para adquirir conhecimentos.

Objetivos.

❖O desenvolvimento mental das crianças.
O desenvolvimento mental e as habilidades intelectuais dessas crianças abrangem uma larga extensão entre o retardo mental e a inteligência próxima aospadrões considerados normais (CANNING; PUESCHEL, 2005).
❖ Analisar as dificuldades motoras das crianças com síndrome de down.
É importante desde cedo estimular essas crianças, para no...
tracking img