A cantora careca ( texto para teatro)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CANTORA CARECA
de Eugene lonesco

CENA 1

Interior burguês de uma casa inglesa, com poltronas inglesas. Tarde inglesa. O Sr. Smith inglês, sentado na poltrona com chinelos ingleses, fuma seu cachimbo inglês, lendo um jornal inglês, perto da lareira inglesa. Usa óculos ingleses e um pequeno bigodeesbranquiçado inglês. Ao seu lado, numa outra poltrona inglesa, a Sra. Smith, inglesa, remenda meias inglesas. Um longo momento de silencio inglês. O relógio inglês da 17 badaladas inglesas. A SMITH: Veja, são nove horas. Tomamos sopa, comemos peixe, batatas com toicinho e salada inglesa. As crianças beberam água inglesa. Comemos bem esta noite. É porque moramos nos arredores de Londres e o nossonome é Smith. O SMITH: (continuando a ler, estala a língua). A SMITH: As batatas vão muito bem com o toicinho e o azeite da salada não estava rançoso. O azeite do vendeiro da esquina é de melhor qualidade que o azeite do vendeiro da frente; é até melhor que o azeite do vendeiro da esquina de baixo. Mas isso não quer dizer que para eles o azeite seja ruim. O SMITH: (continuando a ler, estala alíngua). A SMITH: Mas, mesmo assim, o azeite do vendeiro da esquina é sempre melhor. O SMITH: (continuando a ler, estala a língua).
2
A SMITH: Mary, desta vez, cozinhou bem as batatas. Da ultima vez, ela não as deixou cozinhar direito. Eu só gosto de batatas quando elas estão bem cozidas. O SMITH: (continuando a ler, estala a língua). A SMITH: O peixe estava fresco. Eu lambi os beiços. Repeti duasvezes. Não, três vezes. Por causa disso tive de ir ao banheiro. Você também repetiu três vezes. Só que da ultima vez, você comeu menos que das duas primeiras vezes, enquanto eu comi muito mais. Comi melhor que você esta noite. Por que será? Geralmente é você que come mais. Não é por falta de apetite. O SMITH: (estala a língua). A SMITH: Mas a sopa estava um pouco salgada demais. Estava mais salgadavocê. Ah, ah, ah. O SMITH: (continuando a ler, estala a língua) A SMITH: O yogurt é excelente para o estômago, os rins, a apendicite e a apoteose. Foi o que me disse o Dr. Mackenzie-King, que trata dos filhos dos nossos vizinhos, os Johns. É um bom médico. Pode-se ter confiança nele. Nunca receita um remédio que não tenha experimentado nele próprio. Antes de fazer a operação no Parker, fez-se operardo fígado, sem estar absolutamente doente. O SMITH: Mas então porque não aconteceu nada com o doutor e o Parker morreu? A SMITH: Ora essa, porque a operação foi bem sucedida para o doutor e mal sucedida para o Parker.
3
O SMITH: Então Mackenzie não é um bom médico. A operação deveria ter sido bem sucedida para os dois, ou então os dois deveriam ter morrido. A SMITH: Por que? O SMITH: Um médicoconsciencioso deve morrer com o paciente, se não há cura para ambos. O capitão de um navio morre com o navio no mar. A SMITH: Não se pode comparar um doente com um navio. O SMITH: Por que não? O navio também tem as suas doenças. A SMITH: Ah! Não tinha pensado nisso... Talvez seja isso mesmo. E então qual e a conclusão que você tira? O SMITH: É que todos os médicos não passam de charlatões e todosos doentes também. Somente a Marinha é honesta na Inglaterra. A SMITH: Mas não os marinheiros. O SMITH: Naturalmente! O SMITH: (sempre lendo o jornal). Ora veja, aqui dá que Bobby Watson morreu. A SMITH: Meu Deus, o pobrezinho quando foi que ele morreu? O SMITH: Para que esse espanto? Você sabe perfeitamente. Ele morreu há dois anos. Então não estivemos no enterro dele há um ano e meio? A SMITH:Eu não me lembrei logo. Mas o que não compreendo é por que você ficou tão espantado de ver isso no jornal'? O SMITH: Isso não estava no jornal. Há três anos que se fala de sua morte. Recordei-me por associação de idéias. A SMITH: Coitado! Ele era tão conservado. A SMITH: Coitada da Bobby.
4
O SMITH: Você quer dizer coitado do Bobby. A SMITH: Não. penso na mulher dele. Chamava-se Bobby como...
tracking img