A canoa de papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dança Teatro























Experimentação Poética do Corpo e do Movimento

Grupo: Gabriela Riscado, Ione Valadares, Shirley da Cunha, Sondra Gabrielle


Profª: Andrea Copeliovitch

Teatro Dança

A expressão dança-teatro (tradução da expressão alemã “Tanztheather”) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos doteatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana”. Essa expressão é usada por Rudolf Von Laban para descrever uma arte independente das outras; com coreografias que incorporavam movimentos do cot6idiano e movimentos abstratos em uma forma narrativa.

Rudolf Laban critica a estética artística e cultural do balé clássico para afirmar a dança como arte domovimento que, assim como no teatro, se articula através das dimensões internas e externas do corpo (esforço) enquanto totalidade fisica-psiquica-emocional-mental. É uma dança com “efeito de teatro”.

O teatro tem sua essência na linguagem verbal. A dança tem sua essência no corpo humano. Ele é o seu principal instrumento de expressão. A dança-teatro unifica esses dois elementos. O corpo étexto dos dançarinos-atores.

O corpo deixa de ser instrumento de expressão da subjetividade do ator e/ou do bailarino, enquanto criador interprete e penetra no campo da dramaturgia. O ator e /ou o bailarino se torna responsável não apenas pela realização dos seus movimentos no contexto do espetáculo, mas pela organização instantânea daquilo que o movimento provoca no ato de sua realização.

Numaperformace que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações especificas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes elementos, como um amálgama. Mas é a personalidade de cada coreógrafo, suas histórias, vivências, experiências, que vão dar à suas obras, um traço bastante peculiar, seja paraimprimir o peso ou a leveza daquilo que pretende retratar.

O conceito de teatro-dança surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joss no final da década de 20 e ganhou notoriedade a partir da década de 70, tendo na figura da coreógrafa alemã Pina Baush seu principal expoente.

A descoberta de “novas” dimensões expressivas do corpo é uma questão vital, tanto para ois encenadoresque marcaram o advento do teatro moderno, como Jacques Coupeau, Vsevolod Meyerhold, Bertold Brecht, como para os coreografos que ampliaram os limites da dança para além do vocabulário e da estética do balé classico, como Mary Wigman, Marta Graham e Isadora Duncan.





Rudolf Von Laban é considerado por muitos estudiosos como o pai da Dança-Teatro na Europa. Ao longo de toda a sua vida,desenvolveu um amplo estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização, criando uma nova linguagem para a dança.

Foi seguido posteriormente por nomes da dança como Mary Wigman e Kurt Jooss. Nesta época, Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata vão à Alemanha, em busca de informações sobre as manifestações artísticas européias, que pouco mais tarde influenciariam na criação do Butoh.As então recentes elaborações da psicanálise de Freud aliada à grande ansiedade e inquietude trazida pela I Guerra, desencadearam uma busca por essências na moderna arte Alemã. A resposta a esses fatos foi um movimento para dentro. Para os dançarinos, como para toda uma geração de artistas, a única verdade viria das emoções internas, já que a realidade exterior não se mostrava confiável.

Adança moderna era uma forma de arte que também buscava participar da humanização da vida, reagindo contra a mecanização dos processos produtivos e das relações sociais. Isto levou os pioneiros da dança moderna a buscar recuperar a relação do homem com seu próprio corpo e de seu corpo com o mundo.

Questionava os ideais da dança clássica, na qual os elementos visuais e o virtuosismo eram mais...
tracking img