A candidatura do brasil a um assento permanente no conselho da liga das nações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto começa introduzindo a participação brasileira na ,então, recém criada Liga ( Ou sociedade) das nações.
O Brasil foi um país relativamente ativo nas atividades da Liga, buscava prestigio internacional, e principalmente buscava ser um membro do conselho permanente da Liga.
O Brasil teve os holofotes internacionais apontados pra si, no acontecimento que até hoje é um dos mais relevantesda historia da política externa brasileira, o veto da entrada da Alemanha na Liga.
O Brasil buscava um assento permanente na Liga a muito tempo, e a Alemanha já iria entrar no conselho permanente. O
Brasil foi o único país da America do Sul a participa da primeira Grande Guerra, mesmo que de maneira "marginal". Participando inclusive das negociações de Paz em Paris com uma delegação chefiadapor Epitácio pessoa. O Brasil em tal negociação tinha como "conquista" de guerra, navios alemães apreendidos nos portos brasileiros.
Sendo assim, o Brasil aderiu a Liga das Nações basicamente por te de associado à coalizão das potencias vencedoras. Em consequência de sua colaboração , o Brasil foi admitido como membro temporário do conselho.
A partir de 1920 o Brasil foi o único pais americanoa ter um assento na Liga das Nações, pelo fato de o senado estadunidense ter recusado a ratificar o Tratado de Versalhes, assumindo então o papel de porta-voz do continente.
Até então o Brasil ainda não tinha como objetivo obter o assento permanente no Conselho Permanente. Foi quando o delegado Chileno indicou que deveria ser membro permanente Brasil e Espanha. Alegando a falta de Americanosno Conselho permanente.
No entanto, o delegado britânico refutou esta ideia e foi além, admitindo somente a Espanha como novo membro permanente, proposta vetada pelos brasileiros, pois acarretaria na exclusão da America.
Em outubro de 1922, as margens de não ser mais eleito como membro temporário do conselho, o Brasil decide então pensar em uma campanha para a sua admissão no conselhopermanente, queria melhor do que disputar sua não saída dos temporários. Porém nada foi feito naquele momento, pelo fato de internamente estar trocando de presidente.
Foi com o governo de Artur Bernardes em 1923 que o Brasil lançou de fato sua campanha para ingressar no conselho permanente. Essa meta seria, então, uma maneira de contornar a ameaça do Brasil em perder seu lugar no conselho durante aseleições anuais. Além de representar, em caso de vitoria, uma conquista do governo brasileiros para angariar apoio domestico.
Naquele momento o Brasil vivia um período conturbado internamente. Dava inicio, naquele período, as contestações sobre a ordem oligárquica da Republica Velha. Momento de eclosões de levantes revolucionários e movimentos de oposição ao governo. Tudo isso levava o governoBrasileiro a lutar por prestigio internacional(assento permanente) para ganhar apoio interno.
A Diplomacia brasileira estava bem a vontade na luta por este pleito. Não tinha nada a perder, uma derrota não teria nenhum custo. E mesmo caso chegasse ao extremo de se retirar da Liga, seu maior parceiro político e econômico, os Estados Unidos, tão pouco participava daquela organização. A diplomaciabrasileira trabalhava a vontade dentro da liga.
Em 1923 o Brasil delegou ao deputado Afrânio de Melo a missão de comunicar as potencias o interesse do Brasil em adentrar o conselho permanente. O Brasil fundamentava-se no argumento de representação continental. Como os Estados Unidos não participava da Liga, o Brasil se sentia o país mais preparado econômica e territorialmente para representar ocontinente. O Brasil era a 7º maior contribuição a Liga.
Os países então permanentes somente apoiaram o Brasil em sua renovação de mandato não permanente.
O Brasil tentou ainda buscar um apoio extraoficial dos Estados Unidos, porem sem êxito.
O Brasil consegue então renovar seu mandato não permanente, alcançando assim um objetivo importante, já que pleitear um cargo permanente também era uma...
tracking img