A camada de rede osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A camada de Rede OSI
A camada de Rede OSI

Redes de Comunicação

14-01-2011
Diogo

Redes de Comunicação

14-01-2011
Diogo

Índice
Introdução 3
Camada de Rede 4
ARP e Tabelas e ARP 4
ARP 4
Tabelas ARP 5
Protocolos de routing 5
Routing Estático 6
Routing Dinâmico 6
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina deredes e fala sobre a camada de rede do modelo OSI, espero desenvolver os meus conhecimentos de rede.

Camada de Rede

* A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP) em endereços físicos (MAC), de forma que os pacotes de rede consigam chegar correctamente ao destino. Essa camada também determina a rotaque os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em factores como condições de tráfego da rede e prioridades.

Esta camada é usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino.

Funções da Camada:
* Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces.* Define como dispositivos de rede descobrem-se uns aos outros, e como os pacotes são direccionados até seu destino final.

Routers e portos de interfaces de routers

Os Routers são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é seleccionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos.
Cada router écomposto por diversos componentes: interfaces; portos; sub-interfaces; filas; tabelas de routing.
Portos:
* Servidor(1234);
* HTTP – 80;
* SMTP – 25;
* SSH - 22;
* cliente.

ARP e Tabelas e ARP

ARP

ARP, acrónimo de Address Resolution Protocol, é o protocolo usado para encontrar numa LAN o endereço físico (MAC) de um equipamento a partir do seu endereço IP.
O ARP:
* Éutilizado EM redes Ethernet
* É executado dentro da sub-rede.

Tabelas ARP

Os dispositivos de rede mantêm tabelas que contêm os endereços físicos (MAC) e os endereços lógicos (IP) de outros dispositivos ligados à rede.
As tabelas ARP são armazenadas na memória RAM.
As informações sobre cada um dos dispositivos são mantidas e actualizadas automaticamente.
Cada dispositivo (router) numarede mantém sua própria tabela ARP.
Quando um dispositivo pretende enviar informação utiliza a informação fornecida pela tabela ARP.

Protocolos de routing

O routing designa o processo de reencaminhamento de pacotes, que se baseia no endereço IP e máscara de rede dos mesmos. É, portanto, uma operação da terceira camada do modelo OSI.
Este processo pressupõe uma tabela de encaminhamento (tabelade routing) em cada router que descreve o caminho percorrido por uma mensagem desde o ponto de origem até ao seu ponto de destino parecida com a seguinte:

A configuração de routing de uma rede específica nem sempre necessita de protocolos de encaminhamento. Existem situações onde as informações de routing não sofrem alterações, por exemplo, quando só existe uma rota possível, o administradordo sistema normalmente monta uma tabela de routing estática manualmente. Algumas redes não têm acesso a qualquer outra rede, e portanto não necessitam de tabela de routing. Dessa forma, as configurações de encaminhamento mais comuns são:

Routing Estático

Os encaminhamentos são previamente determinados pelo administrador de redes, configurando relações entre o endereço destino de um datagramae a interface do router
Vantagens:
* Segurança: com encaminhamentos estáticos pode existir apenas um caminho de entrada/saída da rede e poupa recursos de largura de banda nos links e de CPU no router.
Desvantagens:
* Em caso de falha de um link não existe a possibilidade de uma descoberta automática de um caminho alternativo.
* O routing estático pode ser bem adaptado a redes...
tracking img