A cal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo da Cal
O bom conhecimento dos materiais de construção é um requisito fundamental para promover quer a qualidade quer mesmo a sustentabilidade da indústria da construção. Contudo a formação acadêmica ao nível dos cursos de engenharia tem dado muito mais relevo a outras questões como o cálculo estrutural e outros, relegando para um plano secundário a abordagem do conhecimento dos materiaisde construção. De acordo com as últimas estatísticas o nosso país possui aproximadamenter 5,5 milhões de edifícios, sendo que destes 500.000 se encontram desocupados, a problemática da reabilitação assume neste contexto uma impotância crucial. Nesse sentido o presente trabalho pretende contribuir ainda que de forma modesta para sintetizar um conjunto de informações técnicas e científicas sobre acal de construção. O trabalho encontra-se estruturado em tópicos nos quais se destacam a composição química da substância e sua utilização na construção civil.
Início de utilização da cal, segundo a história.
Ao longo das antiquíssimas rotas das caravanas, que atravessam de lado a lado o continente africano, tanto ao norte, seguindo a linha dos oásis nas proximidades do Mediterrâneo, quanto naregião central, pelas savanas dos atuais Etiópia, Chade e Mali, surgem, inesperadamente, fabulosos castelos de terra; são as casbás, obras primas da arquitetura das tribos nômades. Sua origem não é clara, mas acredita-se que tenham surgido a mais de 4.000 anos. Também não se conhece o local em que surgiram pela primeira vez, mas, no Lêmem, em plena península arábica, encontram-se casbás, idênticasàs africanas. Sua história, contudo, está intimamente relacionada com a das caravanas que partiram da Arábia para ocupar as vastas extensões do continente.
Apesar de nômades, as caravanas deram-se conta que suas tradicionais tentas não ofereciam abrigo adequado, tanto para eles como para seus animais além de provocar uma rápida deterioração das provisões que levavam.
As escaramuças eramfreqüentes, necessitando de abrigo. Daí o surgimento das casbás, cujas fundações eram feitas de pedras grandes, terra e cal hidratada. Esse é o registro do início da utilização da cal na construção civil.
Suas primeiras aplicações, no ano 2000a.c constam de construções de cais, de pavimentos e edificações. Na América Colonial, a simples calcinação do calcário foi um dos processos primitivos de fabricaçãoadotado pelos colonizadores. Usavam, então fornos escavados num barranco, com paredes de tijolos ordinários ou de pedra, com fogo de carvão ou de madeira no fundo, durante 72 horas. Estes fornos ainda podem ser vistos em muitas das regiões de povoamento mais antigo no país. Foi só recentemente, sob a influência de pesquisa, que a fabricação da cal desenvolveu-se numa grande indústria, com umcontrole técnico exato, produzindo um material uniforme a custo baixo.

A cal do Brasil
A Indústria de cal iniciou suas atividades no despontar do país como nação em 1549, quando da instalação das primeiras "caieras" para fabricação da cal virgem a partir de conchas marinhas, para as argamassas de revestimento e pintura do Casario da cidade de Salvador-BA, implantada pelo Fidalgo português, Thomé deSouza, como capital da terra recém descoberta. A colonização portuguesa levou para o interior do território brasileiro a arte de fabricar cal, principalmente para proteger das copiosas chuvas tropicais as paredes de barro, armado, socado de suas moradias e suas fortificações.

Matéria prima
Calcário:
Rocha sedimentar , cujo mineral principal é o calcite, sendo por isso possível consideraresta rocha como monominerálica, visto que o conteúdo em calcite pode alcançar 95-97%. Com a calcite, podem encontrar-se em percentagens baixas aragonite, dolomite e outros carbonatos como a magnesite e a siderite, óxidos e hidróxidos, quartzo e calcedónia, sulfuretos e restos betuminosos.

Óxido de cálcio
O óxido de cálcio (conhecido como cal) é uma das substâncias mais importantes para a...
tracking img