A busca do ajustamento e da produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BUSCA DO AJUSTAMENTO E DA PRODUTIVIDADE
Muitos idosos assim como as crianças, são considerados como ilhéus em nossa sociedade, isto é, são pessoas que não se preocupam em manter a máscara e a fachada em ordem. Que ousam mostrar quem são. Pessoas que vivem de acordo com sua maneira de pensar. Mesmo que está não seja assim tão notável.
Essa singular descrição do comportamento normal é feitapela atriz Liv Ullman, que de uma forma não convencional traduz com suas palavras a sensação de felicidade que significa liberdade de viver de acordo com sua própria maneira de ser.
Preocupar-se com o próprio ajustamento é um tipo de iniciativa que dura a vida inteira, uma vez que não termina nunca a busca do homem rumo aquilo que de melhor possa vivenciar.
TENDÊNCIAS INATAS
As preocupações, asansiedades e as angústias não deverão inquietar, por muito tempo, que busca seu ajustamento, pois ele lutará com todas as suas forças para livrar-se delas. Isto é a absolutamente característico de uma vida saudável. Em condições normais, é natural que cada um busque seu próprio e melhor ajustamento, o que significa, portanto, ser feliz.
Assim como muitos psicólogos se dedicaram ao estudo doajustamento humano, Fromm deixa clara a importância do fato de que as vocações para o ajustamento e a produtividade são inatas no homem, inerentes à sua própria natureza, e que, quando não estão sendo procuradas, as pessoas abriram mão de estar sendo aquilo que é especialmente característico da própria natureza humana.
Esse conceito assemelha-se muito à concepção filosófica de normalidade. Ele traz atona, no entanto, a infinita sabedoria que é busca de si mesmo, dentro da natureza que é própria a cada um. Essa necessidade de busca do ajustamento nasce com a pessoa e perdura por toda a sua vida.
COMO CADA UM BUSCA O SEU AJUSTAMENTO
A maneira de ser de uma pessoa que não chegou a conseguir verdadeiro ajustamento a qualifica como “pessoa-problema”.
O primeiro e muito importante passo navalorização do significado real do comportamento é, sobretudo tornar-se conhecedor daqueles problemas que dizem repeito não só ao próprio desenvolvimento psicológico, mas também à dinâmica comportamental que caracterizou a forma pela qual se escolheu enfrentar esses problemas e vencê-lo.
Quando se está falando de ajustamento, inevitavelmente estarão sendo levados em consideração àqueles comportamentosreconhecidos como patológicos, também chamados anormais.
É de domínio comum o fato de que tentar ajustar-se não representa uma tarefa fácil.
Quando falamos de mudança profunda, pode-se considerar que tudo muda na empresa, menos as pessoas. As pessoas só modificam alguns aspectos da sua personalidade mais superficialmente quando o querem e quando essa nova fisionomia que devem adquirir fazsentido para elas.
No geral, a preocupação predominante dos administradores está voltada para os objetivos organizacionais, na maioria das vezes em detrimento do atendimento dos objetivos pessoais dos seus trabalhadores.
O descompasso entre os objetivos individuais e organizacionais leva ao conflito e, consequentemente, ao stress, que, quando enfrentado adequadamente, representa um terreno fértil aodesajustamento individual.
RECONHECIMENTO DO COMPORTAMENTO NORMAL
Para psicólogos-filósofos, tão mais normal seria uma pessoa quanto mais ela se aproximasse dos padrões próprios da sua natureza, isto é, da natureza humana.
Bergeret (1985, p. 279) afirma que para ele, “o critério de normalidade permanece ligado ao grau de adaptação ás realidades interna e externa do sujeito”.
A normalidade, doponto de vista afetivo, prende-se diretamente ao sentido do ajustamento consciente, isto é está ligada ao próprio individuo e à percepção que ele tem de si perante três variáveis diferentes: suas características e seus anseios pessoais, as circunstâncias pessoais e grupais do meio onde vive e as referências do ambiente onde está.
Enfim, estar ajustado é saber atender às próprias necessidades...
tracking img