A busca da melhoria contínua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: A busca da melhoria contínua.

Introdução
Desde o princípio da humanidade o homem busca melhorar seu desempenho, aperfeiçoando suas idéias de acordo com suas necessidades. Sendo assim, desde o início de tudo, o benchmarking mostra sua importância.
Diante disso, alguns autores dizem que o benchmarking teve sua origem da palavra chinesa dantotsu, que quer dizer lutar para se tornarmelhor ou superior. Observar concorrentes ou não de sucessos, buscando o que há de melhor e tentando superar sempre. O princípio do benchmarking não é apenas copiar e sim, aprender e superar.
Na primeira década do século XX Taylor aplicava seus métodos, ao dividir o trabalho em processos para compará-los, a fim de identificar a melhor forma de realizá-lo, não nomeando sua prática de benchmarking.Durante a Segunda Guerra Mundial, a prática do benchmarking tornou-se contínua para as empresas, que se comparavam mutuamente, visando determinar padrões para pagamento, cargas de trabalho, segurança, higiene e outros fatores empresariais.
A evolução do benchmarking inicia-se com a engenharia reversa, passando pelo benchmarking competitivo, de processo, estratégico e global. A base para a ética dobenchmarking é reciprocidade, analogia, medição e validade. Seus passos são: planejamento, análise, integração, ação e maturidade.
Para iniciar um processo de benchmarking na empresa, requer envolvimento de todos no processo, exige treinamento, pesquisa e estudo pela gerência a fim de que reconheçam a importância do benchmarking no planejamento estratégico da empresa, é preciso adotar a filosofiada melhoria contínua para o alcance dos resultados, sempre há o que melhorar.




Desenvolvimento

Há um provérbio chinês de mais de 2.500 anos, onde já se dizia que era preciso conhecer seu oponente e a si próprio para vencer todas as batalhas. Sun Tzu ensina através de princípios de guerra as empresas, o caminho para o sucesso diante de diversas situações consideradas como batalhas.No mundo dos negócios, as mais importantes incluem a análise dos concorrentes, dos demais e idéias bem sucedidas para contínuo aproveitamento e adaptação. A segunda em japonês a palavra dantotsu que em sua definição significa lutar para se tornar superior ao melhor. A afirmativa consiste em observar concorrentes ou não de sucesso, buscar o que há de melhor neles e tentar superar, ou seja, alcançarvantagem competitiva nas práticas do outro, na verdade o princípio do benchmarking não é apenas copiar, é aprender e superar.
Muitos autores citam que o benchmarking nasceu do dantotsu, pois leva as empresas a buscar melhorar continuamente seu desempenho conforme a análise dos pontos fortes dos melhores. Mesmo sem nomear suas práticas de benchmarking, os japoneses são considerados os “mestres”,eles aplicam a prática há muitos anos, aperfeiçoando continuamente.
Na primeira década do século XX o trabalho de Frederick Taylor na aplicação do método científico introduziu a comparação de processos de trabalho. Segundo Pierce e Newstrom (2002, p.284): “O conceito de benchmarking remonta quase ao século passado a Frederick W.Taylor, que incentivou a comparação de processos de trabalho”.Durante a Segunda Guerra Mundial, a prática do benchmarking tornou-se contínua para as empresas, que se comparavam mutuamente, visando determinar padrões para pagamento, cargas de trabalho, segurança, higiene e outros fatores empresariais. No contexto histórico, os japoneses não tinham recursos para arriscar, por isso visando reduzir tempo e custos, adotaram e foram felizes com a prática dobenchmarking e, somada a esta característica “curiosa”, influenciou diretamente nos êxitos obtidos pelo esforço e persistência, de modo que os primeiros resultados obtidos estimularam seu uso elevando a auto-estima das organizações.
O grande desafio da prática de benchmarking é levar as pessoas a entenderem que a idéia quando uma empresa realiza o estudo de benchmarking não é e nem deve ser a de se...
tracking img